Especialista em couro cabeludo e cabeleireira, Thamyres Carvalho dá dicas sobre como tratar os cabelos de curvatura natural

Por Maria Clara Rabelo

A tricologista e cabeleireira Thamyres Carvalho (Foto: Redes sociais)

Quer saber o que realmente faz bem para cuidar dos cabelos? Na era digital somos bombardeados de informações sobre cuidados capilares como quais produtos são bons ou ruins. Ou a melhor forma de finalizar o cabelo, de saber se um produto mais caro realmente faz diferença, entre outras dúvidas muito procuradas na internet.

A especialista em tricologia (couro cabeludo) e cabeleireira Thamyres Carvalho explica que a hidratação não é muito importante no cronograma capilar. “Os estudos sobre cabelos são muito recentes e a hidratação foi uma das primeiras a ser descoberta e, apesar de existirem outros tratamentos como acidificação, nutrição, tudo acaba se resumindo a hidratar. E infelizmente ela não é o tratamento mais potente e importante para o cabelo”.

Ela explica ainda que nosso cabelo não hidrata com cosméticos, ele se hidrata apenas com alimentação e bebendo água. “Não é interessante para o cabelo “guardar” água dentro dele, porque a água desestabiliza as moléculas de estrutura deixando ele fragilizado. Se ficarmos muito tempo na piscina, sem proteção nos fios, nosso cabelo pode quebrar ou até perder curvatura e com muito frizz (visto em dias chuvosos)”.

Ela ainda finaliza dizendo que “de fato nenhuma hidratação capilar “hidrata” porque a água estrutural (que nasce dentro dele) não pode ser substituída e também porque a água faz mal pro cabelo por desestabilizar às moléculas de estrutura dele!”

Sobre a questão da necessidade de produtos caros para tratamentos capilares, Thamy afirma que depende do cabelo, do dano e das marcas existentes no mercado e ela ainda elenca os fatores do porquê um produto é considerado caro.

“Depende. Depende tanto do cabelo, quanto do dano que tem nesse cabelo e da marca que estamos nos referindo. Um produto pode ser considerado caro por alguns fatores como: nome da marca ser grande e reconhecida no mercado; o produto ser importado (muito imposto e conversão da moeda deixa ele caro); o quanto a marca investiu em estudos e tecnologia para alcançar a cosmeticidade certa e/ou investir em ativos para o produto. Tudo isso encarece”.

Thamyres explicou também sobre a relação entre a quantidade de dano no cabelo e quais produtos tendem a desempenhar uma melhor performance. “Existem produtos caros que, por terem uma tecnologia diferenciada, conseguem reparar melhor os danos de cabelos danificados do que produtos baratos, que na maioria das vezes não tem tecnologia e contam com poucos ativos que irão de fato tratar o cabelo”.

A quantidade de produto a ser usado no cabelo é algo muito importante quando investimos em produtos de valor elevado para não haver desperdício. A tricologista também sana essa dúvida da quantidade de produto ideal dos produtos de alta performance. “Sobre a quantidade varia de cabelo pra cabelo. Produtos com menor quantidade de ativos geralmente precisam utilizar em grande quantidade para surtir efeito. Já produtos com uma boa concentração de ativos, uma pequena quantidade já é o suficiente para realizar o tratamento ou finalização”.

O silicone como componente vem sendo muito criticado em redes sociais como o Tik Tok. A especialista discorda dessas críticas. “O silicone é o maior aliado do cabelo e vem sendo “demonizado” há cerca de 9 anos porque descobriram que ele não “trata” o cabelo, fica somente na superfície do fio, e encararam isso como algo “ruim”, transformando-o em vilão. Também inventaram uma fake news de que ele seria derivado do petróleo o que não é verdade. O silicone é derivado da Sílica que é um mineral (dióxido de silício) presente na natureza em grande abundância e é encontrado em rochas, quartzo e areia por exemplo.

Thame explica que o silicone é um componente insolúvel em água e resistente ao calor. “E ele se torna essencial para o cuidado capilar justamente por fornecer uma proteção extrema ao fio, principalmente quando o cabelo está danificado ao ponto de ficar elástico. Sabe quando você quer ir à piscina, mas o cabelo fica extremamente seco e danificado por conta do cloro? Um reparador de pontas rico em silicone te protegeria disso por ele ser insolúvel em água e por ser um protetor térmico (protege dos raios solares).”

Por fim, nossa especialista dá dicas extras falando sobre os prós e contras do uso do oléo reparador. “Os prós são que deixa o cabelo protegido, lubrificado, livre de pontas ressecadas, diminui o frizz, dificulta o embaraço e diminui o aparecimento de nós de fada. E os contra são que pode pesar no cabelo se passar em grande quantidade e o cabelo não necessitar dessa grande quantidade”.

Corte e tratamento de cabelo com curvatura natural (Foto: Maria Clara Rabelo)

Deixe um comentário