Por Fernanda Sampaio Lourenço


Divulgação/Conmebol Libertadores

Nesta segunda-feira (03/06), a Conmebol realizou o sorteio que definiu os confrontos das oitavas de final da Copa Libertadores. O evento ocorreu em Luque, no Paraguai, na sede da confederação sul-americana. O campeonato anual de futebol, que acontece desde 1960, caminha para a fase mata-mata que acontecerá entre os dias 14/08 (jogos de ida) e 21/08 (jogos de volta). Entre os 16 times sul-americanos, estão presentes times brasileiros, sendo eles Atlético-MG, Botafogo, Flamengo, Fluminense, Palmeiras e São Paulo.

As chaves de jogos ficaram decididas da seguinte forma:

San Lorenzo (ARG) X Atlético-MG (BRA)

Nacional (URU) X São Paulo (BRA)

Flamengo (BRA) X Bolívar (BOL)

Colo-colo (CHI) X Junior (COL)

Talleres (ARG) X River Plate (ARG)

Peñarol (URU) X 1° colocado do grupo C

Botafogo (BRA) X Palmeiras (BRA)

Fluminense (BRA) X 2° colocado do grupo C


Divulgação/Conmebol Libertadores

Devido à tragédia climática no Estado do Rio Grande do Sul, o grupo C se encontra ainda indefinido, já que o Grêmio possui dois jogos a menos que o restante. A disputa entre 1° e 2° lugar na tabela é entre o time brasileiro, The Strongest (BOL) e Huachipato (CHI). As colocações serão conhecidas entre terça-feira (04) e sábado (08), dias em que o Grêmio irá repor os dois jogos a menos que dispõem.

A final do campeonato será realizada dia 30 de novembro em Buenos Aires, na Argentina, como foi definido pela Conmebol. O time que obteve a melhor campanha da fase de grupos, River Plate, é a equipe apontada como a favorita a ganhar a Libertadores 2024, porém pode enfrentar adversários fortes, como Fluminense e até mesmo o Palmeiras ou Flamengo em uma eventual final.

“Acho que o River é o grande vencedor do sorteio e acaba dando um passinho a mais como o favorito nessa competição”, revelou em entrevista Walace Borges, comentarista da TNT Sports.

O sorteio definiu um confronto entre times brasileiros, Botafogo X Palmeiras, que se enfrentaram recentemente no campeonato brasileiro de 2023, um jogo emocionante, com vários gols e uma vitória de virada por 4×3 do verdão. As partidas podem surpreender ambas as torcidas com os diferentes resultados possíveis.

Além da rivalidade em campo, existe uma disputa entre a Presidenta do Palestra, Leila Pereira, e o dono da SAF Botafogo, John Textor. A troca de farpas na internet entre os dois é recente e ocorreu em função de Textor ter acusado o Palmeiras de receber benefícios por pelo menos duas temporadas.

A dirigente do verdão não se calou e defendeu o time das alegações feitas. Sobre o assunto, Walace conta que acredita sim que o extracampo pode influenciar na disputa, não para os jogadores, mas sim para as torcidas. “Para os jogadores, acho que influenciam muito mais os jogos do ano passado do que esse extracampo”, afirma o comentarista.

Divulgação/Botafogo

Outra situação que chama atenção é a do Flamengo. Com ótimas chances de vencer o jogo, além de boas estratégias, o clube só estaria em desvantagem pela altitude. Para Walace, esse seria o único motivo para o time ser eliminado.

“O Flamengo é mais time, a gente viu inclusive na fase de grupos no Maracanã o quanto o clube é superior ao Bolivar, mas claro a altitude é uma questão para todo mundo, por exemplo o Flu pode pegar o The Strongest, isso também influencia para o Fluminense”, comentou.

As disputas das oitavas de final da Copa Libertadores da América vão acontecer nos dias 14/08 (ida) e 21/08 (volta) definindo os times que continuarão no campeonato. Com mais de um mês para aprimorar as técnicas e os jogadores, os clubes estão cada vez mais focados no campeonato, esperançosos para serem os campeões.

Deixe um comentário