Final da Copa da Inglaterra Feminina atinge marca de 77.390 pessoas no estádio, novo recorde inglês, um marco para a luta das mulheres.

Por Isabela Dalaqua

Historicamente, o futebol feminino luta para alcançar seu espaço e ser tão popular quanto o masculino, mesmo com tantos desafios e preconceitos. Por muitos anos as mulheres nem podiam jogar e agora que conseguem são boicotadas, não recebem bons salários, patrocínios ou prêmios.

No último dia 14 de maio, o estádio de Wembley, na Inglaterra, presenciou um novo recorde de público para o futebol feminino inglês: cerca de 77.390 pessoas assistiram a final da Copa da Inglaterra Feminina, em que o Chelsea venceu o Manchester United por 1 a 0.

entrada do estádio de Wembley, na Inglaterra (foto: Getty Images)

Mas quem ganhou mesmo foram as mulheres, que há muito tempo lutam por igualdade no futebol. O impacto disso para a luta feminista não foi pouco, já que especialmente o futebol tem sido dominado pelos homens por muitos anos.

A dona da página “Futebol feminino é arte”, Sandra Silva, contou que teve a ideia de criar algo para divulgar as mulheres no futebol em 2014 e segue até hoje com mais de 280 mil seguidores acompanhando seu conteúdo. Ela ainda disse que foi na última copa do mundo feminina, em 2019, que a página realmente ganhou visibilidade.

Sandra acredita que o futebol feminino deve ganhar mais visibilidade. “É importante para a modalidade, para todas as futuras jogadoras e para as crianças terem a quem se inspirar também, acredito que ainda estamos longe do ideal, mas que com persistência vamos ganhando espaço”, comenta ela.

As jogadoras do Chelsea e do Manchester United fizeram história ao jogarem com estádio lotado na final. Sandra conta que se sente muito feliz ao ver marcos como esse. “Fico extremamente feliz, pois quando comecei nada disso acontecia e ver que hoje o futebol feminino está batendo recordes que poucos anos atrás era impossível de se imaginar, não tem explicação, o sentimento é único e saber que ainda é só o início, é inexplicável a felicidade”, explica.

foto: Getty Images

A luta feminista sempre buscou a igualdade de gênero e mais espaço para as mulheres. Em esportes como o futebol, que historicamente tem pouca participação feminina, essa grande visibilidade é um marco importante para a luta. “Quem está no meio do futebol feminino sabe que todos os dias temos que lutar para ter o mínimo respeito”, finaliza Sandra.

Um comentário em “Futebol feminino inglês bate recorde de público

Deixe um comentário