Lençóis Paulista recebe a 40ª edição dos Jogos Abertos da Juventude. Campeonato estadual traz novidades e movimenta a cidade com disputas esportivas e programação cultural variada

Enxadrista Liara Blanco Silva ao lado do fogo simbólico durante cerimônia de abertura.

Texto e fotos por Raissa Lino

Lençóis Paulista se tornou palco do esporte estadual ao sediar a 40ª edição dos Jogos Abertos da Juventude do Estado de São Paulo. Promovido pela Secretaria de Esportes do Estado, o evento teve início no dia 14 de junho e segue até o próximo domingo (22), reunindo jovens talentos de até 18 anos em disputas de 15 modalidades esportivas. Além das competições, a programação conta com atividades culturais e espaços de convivência voltados ao público, como a Vila Olímpica, instalada especialmente para o evento.

A cerimônia de abertura do evento, que aconteceu no sábado (14), foi marcada por integração e cultura. Realizada na Praça Comendador José Zillo, a Concha Acústica, a programação teve início com o 1º Encontro de Baterias de Lençóis Paulista. Produzido por Binho Ornellas e pelo Canal Café & Bateria, o encontro reuniu cerca de 50 bateristas em uma apresentação conjunta, interpretando clássicos do rock nacional. O momento contou ainda com a participação especial do baterista PG, da banda Tihuana, e de Marcelle Maganha, que comandaram a performance e animaram o público presente. Além da apresentação musical, o espaço também contou com a Feira de Artesanato & Economia Criativa, além de barracas de comida e bebida.

Bateristas presentes no 1° Encontro de Baterias de Lençóis Paulista.

Binho Ornellas, produtor do encontro.

Apresentação realizada durante o encontro de baterias.

Feira de Artesanato e Economia Criativa instalada na Concha Acústica.

Após a apresentação musical, ocorreu a abertura oficial dos jogos, com a entrada e apresentação das delegações dos 15 municípios participantes. A cerimônia contou com a execução do Hino Nacional, a apresentação da mesa de honra e a condução do fogo simbólico, conduzido pela enxadrista lençoense Liara Blanco Silva.

Em seguida, o juramento dos atletas foi conduzido por João Vitor Santos da Conceição, representante da modalidade de damas. A solenidade foi encerrada com a declaração oficial de abertura dos jogos e um show da banda Os Quatro, que encerrou a noite com muita música e animação.

Mesa de honra durante a abertura dos Jogos Abertos da Juventude.

Atleta João Vitor Santos da Conceição conduzindo o juramento dos atletas.

Delegações presentes na abertura dos jogos.

No domingo (15) e na segunda-feira (16), as disputas já começaram a movimentar os ginásios e quadras de Lençóis Paulista, com jogos intensos em diversas modalidades. Atletas e equipes das categorias masculinas e femininas deram início às classificatórias de futsal, vôlei, basquete, handebol e futebol, além de provas de xadrez e damas. As competições aconteceram em diferentes pontos da cidade, reunindo torcedores locais, comissões técnicas e famílias que acompanharam de perto o desempenho dos jovens talentos.

A edição de 2025 dos jogos é a primeira sediada em solo lençoense. De acordo com Rosângela Ferreira de Souza, agente administrativa da Secretaria de Esportes de Lençóis Paulista, a organização das disputas tem sido intensa, dada a dimensão do evento. “É um público muito grande mas, dentro do possível, estamos nos organizando. Desde o começo do ano, nos preparamos para que tudo dê certo”, afirmou.

Cerca de 70 pessoas compõem a equipe envolvida na realização, incluindo equipe gestora, monitores e bolsistas. O comitê de organização, além de responsável pela realização das competições, coordenou demais detalhes do evento, como o alojamento dos atletas e comissões em escolas da rede Municipal e Estadual, a programação cultural e esportiva de todo o evento, a estrutura dos espaços de competição e a logística por trás da celebração. Com um investimento conjunto de mais de R$ 800 mil entre o governo estadual e a prefeitura, a expectativa é de um grande público e um legado positivo: mostrar a qualidade da estrutura oferecida pelo município e ampliar as oportunidades para jovens atletas de todo o estado.

Time masculino de voleibol de Lençóis Paulista.

Partida de voleibol feminino: Lençóis Paulista contra Lucélia.

Partida de basquetebol masculino: São Carlos contra Sorocaba.

No domingo, além do início dos confrontos, ocorreu a inauguração da Vila Olímpica. Sediada na praça do Ginásio Antônio Lorenzetti Filho (Tonicão), a área foi transformada para se tornar um espaço de integração entre atletas e visitantes, com atividades, palestras, brinquedos, espaços para alimentação e shows gratuitos durante o decorrer do evento. Até então, as apresentações musicais contaram com a dupla Débora e Douglas no domingo e o cantor Helder Santos na noite de segunda-feira.

A implementação de um espaço como esse é inédita na programação dos Jogos Abertos, e trouxe oportunidades para artesãos locais, que puderam expor seus trabalhos na Feira de Artesanato & Economia Criativa realizada durante todo o fim de semana. Segundo Rita de Cássia Moretto Brito, artesã e auxiliar de departamento pessoal, houve bastante interesse do público pelas peças. Com 25 anos de experiência no artesanato, Rita recebeu o convite através do Departamento de Turismo, que organiza e promove a participação de artistas da região em eventos e feiras. Ela também avalia o espaço e organização oferecidos pela Prefeitura na realização da feira. “Tudo excelente. A Prefeitura disponibiliza uma estrutura e apoio excelentes”, pontua a artesã.

Painel dos Jogos Abertos disponibilizado na Vila Olímpica.

Apresentação da dupla Débora e Douglas na Vila Olímpica.

A fase estadual é resultado de uma jornada iniciada em 7 de março, com etapas sub-regionais e regionais realizadas em diferentes cidades do estado. 15 modalidades estão inclusas nessa edição: atletismo, basquete, damas, futebol de campo, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez. As classificatórias mobilizaram milhares de jovens atletas, que agora disputam o lugar mais alto do pódio em Lençóis Paulista, marcando o encerramento da 40ª edição do torneio.

Para os esportistas, a competição é uma oportunidade de crescimento e visibilidade na área, como ressaltam Gustavo Dieger Fernandes e Lucas Marquesini de Carvalho, representantes da equipe de basquetebol de Marília. Com uma trajetória que começou cedo e influenciada por laços familiares com o esporte, a dupla já participou de disputas estaduais e encara os Jogos Abertos como mais uma chance de superar desafios pessoais. Além do aspecto esportivo, ambos reconhecem a importância do evento para cidades do interior como Marília, que ganham visibilidade, reforçando o apoio ao esporte local com a participação em uma competição de grande porte.

“É muito importante, ainda mais pra uma cidade como a nossa de interior, nós virmos aqui representá-la, termos a oportunidade de ganhar o jogo. Nossa cidade não passou em muitas modalidades, estar aqui representando quase todo mundo é muito importante”, comentam os atletas.

Com mais uma semana de competições pela frente, os Jogos Abertos da Juventude seguem movimentando Lençóis Paulista até domingo (22). As partidas finais de cada modalidade prometem reunir grande público e consagrar os talentos que se destacaram ao longo da edição. A programação da Vila Olímpica também continua até dia 20, com novas apresentações musicais e atividades culturais programadas diariamente. Toda a programação e demais informações podem ser consultadas no site dessa edição dos Jogos Abertos do Estado de São Paulo, desenvolvido pela Prefeitura da cidade para auxiliar visitantes e o público local ao decorrer da competição.

Jogos Abertos da Juventude do Estado de São Paulo

De 14 a 22 de junho. Lençóis Paulista. Entrada franca.

Mais informações: http://www.lencoispaulista.sp.gov.br/jogosdajuventude

Deixe um comentário