Por Gabriel Accorsi Passarin
A educação infantil da cidade de Bauru vem recebendo grande reconhecimento nos últimos meses. O Selo Ouro, concedido pelo Ministério da Educação, reconhece os municípios que atingem metas estipuladas a partir de políticas e práticas pedagógicas, buscando garantir que 100% das crianças estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental. Para além disso, oito escolas municipais foram reconhecidas com o Prêmio Excelência Educacional, por se destacarem na evolução de notas a partir de metas estabelecidas na avaliação do Saresp junto ao programa “Alfabetiza Juntos SP”.
Nessa perspectiva, o desenvolvimento da educação infantil pública na cidade ganha destaque com seu projeto de ensino; principalmente no que diz respeito a alfabetização de crianças e jovens de Bauru.
Neste cenário, os professores têm um papel importante no futuro do plano educacional, além de serem um dos maiores responsáveis pelo alto nível que a cidade já atingiu. Com um trabalho bem orientado e diversificado, eles ganham destaque na transmissão de conhecimento nas escolas, onde mostram seu trabalho.
“Eu penso que quem realmente efetiva as ações são os professores. São eles quem realmente implementam e que tem essa perspectiva na prática com os alunos. São os protagonistas da ação ali, para além do nosso movimento “, comentou Janaina Fusco, coordenadora pedagógica da cidade de Bauru.
A educação municipal tem trazido resultados positivos e os alunos, professores e pessoas de convívio, são os principais responsáveis por esse grande patamar alcançado. Os educadores, líderes e exemplos dentro e fora da sala de aula, possuem um treinamento e preparação específica, para que assim possam ensinar os alunos da melhor forma possível, cada um com suas individualidades.
“Na Secretária de Educação, a gente traz as ideias, enquanto equipe, e orienta os professores nesse movimento de escuta das necessidades. Recebemos uma formação, MEC, Estado e a gente coloca a nossa identidade enquanto município. Os professores nas escolas têm essa mediação específica deles dentro do local de ensino, sabendo exatamente a necessidade dessa criança e como melhor orientá-la em suas individualidades”, explicou Janaina.

Reunião de preparação de professores de educação infantil Foto: Secr. Educ. de Bauru
A articuladora do Programa do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Tamara Pereira, explica os detalhes desse trabalho bem feito pelos profissionais em todas as escolas da cidade, mas principalmente em comunidades e áreas periféricas.
“As oito escolas ganhadoras do Prêmio Excelência Educacional, representam 50% do nosso ensino fundamental, e todas são de regiões periféricas, que é um dado muito relevante para analisarmos no futuro. Isso mostra que o trabalho está se efetivando, independente de se alcançar um prêmio. Estamos em busca do desenvolvimento dos nossos estudantes e isso traz uma perspectiva satisfatória para a educação municipal, e para o trabalho de todos”, disse Tamara.
Os avanços alcançados pelo município na área da educação infantil refletem um esforço coletivo que vai muito além de metas e premiações. Eles revelam um compromisso real com a transformação material, mas principalmente social por meio de um ensino de qualidade, inclusivo e humanizado. O reconhecimento apenas reforça que, mesmo diante dos desafios, é possível construir uma boa educação pública. Especialmente quando professores, gestores e comunidade escolar caminham juntos em um único propósito e dedicação. Bauru, com seus educadores e crianças protagonistas, prova que investir na alfabetização e no cuidado desde os primeiros anos é investir em um futuro mais promissor.
