Promessa de ser um dos grupos mais disputados da fase classificatória, o Grupo A da Copa do Mundo de Clubes traz ao campeonato quatro equipes muito competitivas.

Por Maurício Júnior
O nível técnico semelhante das equipes pode ser um fator atrativo para ficar de olho neste grupo do campeonato. Os quatro times que disputam a classificação para a fase de mata-mata pelo Grupo A são: Al-Ahly (Egito), Inter Miami (Estados Unidos), Palmeiras (Brasil) e Porto (Portugal). O que podemos esperar dessas equipes na competição?
Al-Ahly
O Al-Ahly é uma das equipes africanas de maior tradição no futebol mundial, e se classificou para a competição após vencer a Liga dos Campeões da CAF (Confederação Africana de Futebol) nas edições de 2020/21, 2022/23 e 2023/24.
Atualmente o time lidera o campeonato nacional egípcio e contou recentemente com a chegada de um novo treinador, o espanhol José Riveiro, que assume o cargo dias antes da estreia pela Copa do Mundo de Clubes.
A equipe conta com o espírito de liderança do goleiro e ídolo do clube, El-Shenawy, além das criações de jogadas do meia-ofensivo Emam Ashour, um dos destaques nas estatísticas do elenco na temporada. O Al-Ahly também contará com um bom reforço para o torneio: o experiente ponta-esquerda Mahmoud Trezeguet, destaque da seleção egípcia que chega ao clube após passagem pelo Trabzonspor, da Turquia.
Piero Fiorelli, comentarista da TNT Sports, pontua em entrevista ao Jornal Contexto, que “o jogo do Al-Ahly é sempre duríssimo. É uma equipe dominante na África, que está acostumado a jogar esse tipo de competição e possui uma torcida fanática.”
Inter Miami
Ocupando a terceira colocação no campeonato nacional, a MLS (Major League Soccer) nesta temporada, a equipe se classificou para a competição após vencer a MLS Supporters Shield 2024, troféu dado ao time com a melhor campanha na temporada regular da MLS.
O Inter Miami possui alguns nomes de peso em seu plantel, chegando com uma boa força ofensiva para a Copa do Mundo de Clubes. O lateral Jordi Alba, os volantes Federico Redondo e Sergio Busquets, o centroavante Luís Suárez e o gênio do futebol Lionel Messi, são alguns dos nomes que chamam atenção no elenco do clube estadunidense.
Piero destaca o confronto entre Inter Miami e Palmeiras, que ocorrerá na última rodada da fase de grupos. “Pode-se até afirmar que o Inter Miami não sabe se defender e toma muitos gols, mas no último jogo da fase de grupos enfrentar Lionel Messi e Luis Suárez precisando vencer nunca é fácil”, pontua.
Palmeiras
O Palmeiras chega para a disputa da Copa do Mundo de Clubes com um desempenho muito melhor do que foi visto no início do ano. O clube brasileiro se classificou para a competição por ter vencido a Copa Libertadores em 2021 e atualmente se encontra em quarto lugar na tabela do Brasileirão.
Após um Campeonato Paulista conturbado, o elenco comandado por Abel Ferreira conta com uma vasta experiência, além da chegada de sete novos reforços para esta temporada, sendo eles: Facundo Torres, Vitor Roque e Paulinho (atacantes), Lucas Evangelista e Emiliano Martínez (meio-campistas), Bruno Fuchs e Micael (zagueiros).
Além disso, a equipe contará pela última vez com a jóia da base Estêvão, o ponta-direita de apenas 18 anos que se mostrou ser uma das principais promessas do futebol brasileiro para os próximos anos.
O comentarista Piero Fiorelli avalia a chegada do alviverde para o campeonato. “O time passou por algumas mudanças, muitos jogadores saíram, outros chegaram. O Abel Ferreira tem um elenco muito vasto em mãos, com muitos jogadores de características diferentes. Então, acho que o Palmeiras chega forte para a Copa do Mundo de Clubes”, disse.
Porto
O Porto é um dos 12 times da UEFA (União das Associações Europeias de Futebol) presentes no campeonato. O time conquistou a classificação para a Copa do Mundo de Clubes por ser o quinto melhor clube no ranking de classificações da UEFA.
Após uma temporada mediana, terminando o campeonato nacional em terceiro lugar, a equipe conseguiu evoluir seu futebol e melhorar alguns aspectos na parte tática com a chegada do jovem treinador argentino Martín Anselmi no comando.
A equipe portuguesa possui em sua meta um dos goleiros de maior destaque na Europa nos últimos anos, Diogo Costa, que também é capitão do time. Os meio-campistas Rodrigo Mora e Fábio Vieira também podem se destacar no campeonato.
Um ponto positivo para o Porto no duelo contra o Palmeiras é a presença de Pepê e William Gomes no elenco, atacantes brasileiros acostumados com o estilo de jogo do Palestra. Piero compara a situação do Alviverde frente ao Porto em relação a outras equipes brasileiras no Mundial.
“Houve uma mudança de elenco no Porto, o time perdeu muitos jogadores e sofreu com lesões na temporada. Até por esse motivo é muito melhor você enfrentar o Porto do que as grandes potências europeias, como outros clubes brasileiros enfrentarão na competição”, conclui.

