Oito escolas de Bauru foram reconhecidas com o Prêmio Excelência Educacional, governo estadual. Enquanto isso, a cidade recebeu o Selo Ouro pelo programa “Criança Alfabetizada”
Por Gabriel Accorsi

A educação infantil da cidade de Bauru vem recebendo grande reconhecimento nos últimos meses. O Selo Ouro, concedido pelo Ministério da Educação, reconhece os municípios que atingem metas estipuladas a partir de políticas e práticas pedagógicas, buscando garantir que 100% das crianças estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental.  A cidade de Bauru, ao atingir esse alto nível, demonstra seu papel de referência na área da educação e reforça o compromisso com as metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação (PNE).

Já as oito escolas reconhecidas com o Prêmio Excelência Educacional se destacaram na evolução de notas a partir de metas estabelecidas na avaliação do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo).

A premiação é apenas um reconhecimento de um dos pilares do programa ‘Alfabetiza Juntos SP’, que visa a colaboração entre Estado e municípios com foco no ensino das crianças, tendo o objetivo de alfabetizar 90% das crianças do 2º ano do ensino fundamental até 2026.

Tamara Pereira recebendo o selo ouro (Foto: Secretaria de Educação de Bauru)

Na opinião de Tamara Gonçalves Pereira, responsável em Bauru pelo programa Alfabetiza Juntos SP, o prêmio surgiu em decorrência de um trabalho já efetivado. “Isso é muito satisfatório, porque mostra que  não estamos trabalhando em função de um resultado, significa que estamos trabalhando em função de algo que você tem se comprometido”, disse.

A coordenadora pedagógica de Bauru, Janaina Fusco, “antes de ser uma premiação, isso sinaliza muito mais o compromisso que a gente tem com a educação e com as ações que estão previstas para ela”. 

Em meio aos bons resultados, a Secretária da Educação se prepara para dar os próximos passos e seguir com o plano educacional, que levou a cidade a esse reconhecimento. Um desses passos é o trabalho com a formação de multiplicadores, tem funcionado acima das expectativas e é um dos pontos facilitadores, usados para enfrentar a difícil tarefa de logística, de uniformidade e qualidade de ensino, em uma cidade do tamanho de Bauru. Primeiro ocorrem reuniões pedagógicas que visam formar os coordenadores de cada escola, para que esses possam transmitir da melhor forma, as informações e o plano educacional aos professores. 

“Em Bauru,  temos dezesseis escolas de ensino fundamental e  setenta e duas de educação infantil. Então, é um volume grande de escolas para que a gente possa acompanhar efetivamente essas ações. Esse é o maior desafio”, disse Janaina Fusco.

A professora Tamara Pereira explica que existe um reconhecimento da educação municipal na cidade. Isso se deve, segundo ela, “às escolas, no seu  trabalho pontual com a comunidade, que faz  cada escola ter uma forma de tratar as condições. Mas sempre com um olhar mais individualizado, porque quando a gente consegue olhar para a especificidade da criança nas diferenças que ela apresenta, conseguimos fazer ajustes. É ótimo que estamos caminhando e que bom que a gente vê que está dando resultados”.  São essas conquistas que, segundo a professora, já fazem da cidade um exemplo na educação e que serão as bases para o futuro da educação infantil em Bauru.

Matérias Correlacionadas:

Deixe um comentário