Dirigida por Julio Zaicoski, peça teatral que estreia sábado em Bauru é uma reflexão sobre a importância da memória de uma cidade e o papel da cultura na construção da identidade de uma comunidade

Por Sofia Turtelli

A peça teatral “Na Reserva” estreia neste sábado em Bauru, na sede do Curso Livre de Teatro Mariana Camargo. O projeto conta com texto e direção de Julio Zaicoski e foi contemplado com o edital do Programa de Estímulo à Cultura da Prefeitura Municipal de Bauru.

A obra se passa na reserva técnica do Museu Baronesa do Milho, um museu fictício, e conta a história do museólogo Mauro (Caio Takeji), e de duas funcionárias, Claudete (Aline Prado) e Gláucia (Mariana Camargo).

O texto apresenta reflexões sobre a importância da memória de uma cidade e o papel da cultura para a construção da identidade de uma comunidade e de um país.

O autor, Julio Zaicoski, conta que o museu é uma metáfora para a cultura ou para o próprio Brasil. “Desse sucateamento que a gente tem na educação, na cultura, na saúde, a gente fala de museu mas poderia estar falando de outras coisas”, diz.

O diretor Julio Zaicoski. Foto: Arquivo Pessoal

O edital do Programa de Estímulo à Cultura da Prefeitura Municipal de Bauru, segundo a prefeitura da cidade, tem como objetivo incentivar a produção cultural e artística local. Julio acredita na importância desses editais para viabilizar a produção dos trabalhos culturais e de pesquisa na área, mas ressalta que eles ainda são poucos. “Tem muita gente que não é contemplada, e as verbas nem sempre são incríveis”, explica.

A peça está sendo ensaiada há dez meses. Mariana Camargo dirige o Curso Livre de Teatro Mariana Camargo e também interpreta Gláucia em “Na Reserva”. Ela relata a construção dos personagens a partir do entendimento do que é uma reserva técnica e do desconhecimento dessas personalidades sobre a museologia. “As personagens não tem a mínima noção do que elas estão fazendo lá”, diz Mariana.

O Lab ET foi fundado por Juio Zaicoski em 2023 na cidade de Porto Alegre. Em 2024, já em Bauru, realizou oficinas que resultaram em espetáculos como “Homem Fiel Nasce Morto “ e “Cáspite” de Nelson Rodrigues, além de “Os Árqueólogos” de Vinícius Calderoni. Em 2025 o núcleo está realizando oficinas como Amor, Morte e Nelson Rodrigues e Prática de Montagem. “Na Reserva” é o primeiro espetáculo profissional realizado pelo Lab ET.

Mariana conta como o projeto foi importante para ela, pois propôs que ela trabalhasse com pessoas com quem ela não atuava há anos. E ressalta a importância de realizar uma temporada para os atores que querem viver de arte. “A gente ter a oportunidade de apresentar, receber pra isso, ter público e ter interesse, pra mim é uma realização. Pode parecer uma realização pequena, mas para nós é bastante”.

Para Julio, o projeto representa muitas coisas boas, como a primeira produção profissional realizada pelo Lab ET. Também conta que a peça é o segundo texto autoral do autor. “É o nascimento de um dramaturgo”, diz Julho. Outro ponto ressaltado por ele é a oportunidade de dialogar com a realidade do mundo e com a sociedade através dos personagens e da peça. “É uma maneira de a gente falar do nosso tempo”.

Elenco e diretor de “Na Reserva”. Foto: Arquivo Pessoal

Mariana completa que “Na Reserva” é uma peça para reflexão junto das personagens que já foram muito traídas pela vida e tiveram de se reinventar. Também traz a importância da temporada para o conhecimento da população bauruense sobre o espaço cultural do Curso Livre de Teatro Mariana Camargo e do trabalho do Lab ET. “A gente tem que unir a arte em Bauru” diz Mariana.

Julio aponta que os espectadores podem esperar se divertir e se emocionar com três personagens diferentes, cada um com suas individualidades e questões. E também refletir sobre o descaso e marginalização da cultura e dos espaços culturais. “A cultura é para todos”, diz Julho. Ele acrescenta que a cultura é uma ferramenta de desenvolvimento humano, uma aliada da educação, e essa realidade não é encontrada sempre no nosso país.

Na Reserva
Realização: Laboratório de Experiências Teatrais (Lab ET) – @laboratorio.et
Local: Curso Livre de teatro Mariana Camargo. Rua José Fernandes, 4-50, Jardim Estoril.
Estréia: Sábado, dia 07 de junho, às 20h. Em cartaz até 29/06.
Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados no Sympla. Lab ET @laboratorio.et

Deixe um comentário