Sucesso no exterior, a modalidade é a nova aposta da instituição e uma alternativa acessível a todas as idades

Por André Aguiar

Você já ouviu falar em Pickleball? No último sábado (31), a versão compacta do tênis recebeu um espaço exclusivo no Sesi (Serviço Social da Indústria) de Botucatu com a inauguração de três novas quadras de uso livre dos associados. O lançamento da nova área é um dos incentivos da instituição na adesão desta modalidade recém-chegada, visando engajar a comunidade nas tendências da cultura esportiva.

O Pickleball já é muito popular no exterior, especialmente nos Estados Unidos, e, como afirma um dos professores de Educação Física do Sesi Botucatu, Kauan Kennedy, é um esporte para todas as idades, sendo uma boa opção principalmente para os idosos.

“No Pickleball os esforços físicos são menores, não tem tanta lesão e isso gera a praticidade de tanto crianças quanto mais velhos jogarem. Nos Estados Unidos, o Pickleball está muito forte entre os idosos, a galera que jogava tênis antigamente e não tem mais condições físicas de continuar”.

De acordo com Kauan, o Pickleball é semelhante ao tênis mas numa quadra menor. “O Pickleball é uma junção do tênis, tênis de mesa e badminton. A gente tem uma bolinha de plástico, que acaba sendo mais lenta e as raquetes são menores, então temos um controle maior”. As regras do jogo também sofrem leves alterações comparado ao tênis, como o saque somente por baixo e, antes que um time jogue o voleio, a bola deve quicar uma vez em cada lado da quadra.

Uma das vantagens do Pickleball é sua fácil adaptação para diferentes tipos de ambiente, ao contrário do beach tennis, o esporte de raquete queridinho entre os atletas nos últimos anos. “O Beach Tennis é praticado num ambiente semelhante à praia, descalço, na areia. Já o Pickleball não depende de um dia ensolarado para poder jogar, pode ser no calor ou frio. Além disso, uma quadra de tênis equivale a quatro quadras de Pickleball, então por essa fácil adaptação e otimização do espaço, o Pickleball pode ser praticado em qualquer lugar e em qualquer piso, seja em ginásios, escolas, shoppings”, afirma o professor.

A construção do espaço para o Pickleball no Sesi de Botucatu vem como um projeto da rede estadual que encoraja seus clientes a conhecerem esse novo esporte que está conquistando cada vez mais entusiastas no Brasil.

A orientadora de qualidade de vida da unidade, Isadora Corder, diz que a instituição busca sempre aderir às tendências mais quentes do mundo do esporte. “É um incentivo a nível estadual. O Sesi está sempre seguindo essa onda, de qual esporte está crescendo e ganhando força no país. Demonstramos muito interesse em trazer o Pickleball para cá e nossa unidade tinha um super espaço disponível para proporcionar esse ambiente”.

Quadras de Pickleball do Sesi Botucatu (Foto: Arquivo Pesoal/Isabela Corder)

Isadora revela que existe um planejamento para apresentar o Pickleball aos alunos do colégio Sesi, que divide espaço com o centro de atividades. A escola em Botucatu conta com ensino fundamental e médio, e trabalha a possibilidade de incluir o Pickleball na grade curricular dos estudantes em breve. “Estamos conversando sobre isso. Nossa ideia é que a gente proporcione essa primeira vivência com o esporte tanto para os professores quanto para os alunos durante o período de aulas”.

O Sesi Botucatu oferece uma gama extensa de esportes a seus clientes e tem um público forte para novidades como o Pickleball. “Aqui já temos judô, natação, vôlei, futebol, tivemos o Beach Tennis uns anos atrás, que vem da onda do Pickleball, e oferecemos também todo o material para jogar, como uma forma de estimular o uso livre. Nossos clientes têm a liberdade de chegar na portaria, pegar duas raquetes e uma bola, se juntar com um amigo e jogar”, afirma Isadora.

A orientadora ainda compartilha projetos futuros da unidade para popularizar o Pickleball entre a comunidade Sesi e, então, em outros lugares. “Nesse começo vamos realizar várias mobilizações, oficinas, campeonatos. Futuramente nós teremos um circuito de Pickleball promovido pelo Sesi de Botucatu e depois incluiremos outras cidades, existe um grande incentivo para ações desse tipo”. A intenção da instituição é cultivar uma cultura esportiva em todas as localidades onde existe uma unidade Sesi.

Mesmo com tudo isso, Isadora reconhece que a diversão e o lazer em família e amigos são os aspectos mais atraentes do Pickleball e um dos grandes motivos que justificam seu sucesso global. “Aqui temos muitas famílias, então você pode vir com seu filho ou filha à tarde e brincar. É muito bacana o que esse esporte proporciona, idades totalmente diferentes podem se divertir juntas”.

Já neste sábado 07/06 terá a primeira oficina de Pickleball no Sesi Botucatu para clientes Sesi e aberta à comunidade com Day Use (plano diário). Para conhecer o Sesi Botucatu e acompanhar os próximos eventos e atividades acesse o site oficial https://botucatu.sesisp.org.br ou o perfil @sesisp.botucatu no Instagram.

Deixe um comentário