Como a UNESP impulsionou o empreendedorismo de um jovem jornalista
Por Vinicius Souza

Formado em Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), André Victor transformou ideias acadêmicas em projetos concretos e hoje trilha os primeiros passos no mercado de trabalho com um olhar empreendedor. Sua trajetória revela como o ambiente universitário pode ser um catalisador de oportunidades e mostra os desafios enfrentados por quem busca inovar ainda nos corredores da faculdade.

A história de André, é reflexo de uma geração de estudantes que enxerga a universidade não apenas como um espaço de formação acadêmica, mas como um terreno fértil para o desenvolvimento de iniciativas próprias. Em seus anos na graduação, ele percebeu que o jornalismo do futuro exige mais do que domínio técnico: “pede visão estratégica, criatividade e, acima de tudo, iniciativa”.

Atual repórter do @tudosobrepaulistas, André teve uma grande trajetória até se tornar o que é hoje. Apaixonado por esportes, ele inicia sua carreira cursando educação física na universidade de São Paulo (USP), e ainda muito jovem ousou uma transição de carreira para o curso de Jornalismo na Unesp: “meu primeiro trabalho com Jornalismo foi sendo social media de uma página de basquete, mas antes disso trabalhei como barman, garçom, freelancer em eventos e até DJ para me manter na faculdade”, citou. Destacou, também, seus conhecimentos adquiridos em outras esferas, como a república de estudantes que morou durante todo o seu período de graduação, ele afirma ter sido regado de experiências que o edificaram como ser humano, aprendendo como ser orientado a solução de problemas, como lidar com pessoas, networking e sobre liderança.

Hoje seguindo sua paixão pelo jornalismo esportivo, André divide sua rotina entre dois projetos, atuando como um dos pioneiros na cobertura da Kings League, pelo perfil no Instagram @tanakings, onde atua como repórter diretamente dos gramados, o que proporcionou a ele seus primeiros contratos de patrocínio. Seu projeto principal, o @tudosobrepaulistas, foi iniciado ainda na graduação. Atualmente, segue como redator e repórter, é a cara do projeto, cria conteúdo de futebol através de vídeos curtos, realiza entrevistas e tem o programa “mesa redonda”, transmitido pelo Youtube.

André destaca Bruno Formiga, como uma de suas grandes inspirações no jornalismo esportivo e que seus próximos passos na sua carreira são cobrir grandes eventos do esporte, se tornar colunista e poder atuar em uma grande emissora de comunicação, passos esses que o levam para seu maior sonho: escrever biografias de personalidades do esporte.

“Tentar, testar e testar várias vezes, até dar certo” é um dos conselhos que ele traz como primordial para se tornar um bom jornalista. Ele pontuou o quanto foi importante ouvir feedbacks durante seu processo de amadurecimento, para assim encontrar suas características individuais de comunicação. Outra dica é a valorização dos projetos de extensão oferecidos pela universidade, já que segundo ele esses ambientes se aproximam do cotidiano de um jornalista, seguido por um DNA forte, com ambição e pró atividade de sempre querer e buscar mais: “faça mil textos e notícias se for preciso”.

Deixe um comentário