Após ganhar o Grammy de “Melhor Álbum do Ano”, a cantora soma conquistas inéditas em sua carreira e apresenta nova estrutura para a turnê

Por Victor Hugo Aguila

A cantora Beyoncé durante show em Los Angeles, nos EUA. (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

A cantora Beyoncé iniciou, em 28 de abril de 2025, sua nova turnê, Cowboy Carter Tour, no SoFi Stadium, em Inglewood, na Califórnia. A turnê é referente ao seu último álbum, Cowboy Carter, lançado em 2024, vencedor do Grammy de Melhor Álbum do Ano.

Recordista da premiação, acumulando 35 estatuetas e 99 indicações, a artista segue com a segunda parte da trilogia iniciada com o lançamento do álbum Renaissance, em 2022. Anunciada em fevereiro, a Cowboy Carter Tour conta com 32 shows que contemplam um total de 9 cidades localizadas nos Estados Unidos, França e Inglaterra.

Lucas de Britto (31), diretor de arte e fã da artista, informa o quanto ficou surpreso ao escutar o álbum country pela primeira vez: “Foi um álbum que me chocou bastante quando eu ouvi. Não é um tipo de sonoridade que me agradaria, porém, no caso dela que é uma artista tão completa, acredito que envolve mais do que a música. Envolve também o conceito, o que ela quer dizer. O álbum em si representa uma quebra de paradigmas e possui uma mensagem muito poderosa”.

Logo no início da turnê, Beyoncé já arrecadou mais de US$ 55,7 milhões (cerca de R$ 312,4 milhões) em bilheteria e somou mais de 215 mil ingressos vendidos. Além disso, quebrou um novo recorde: se tornou a primeira artista com o maior número de shows realizados no SoFi Stadium, totalizando nove apresentações, sendo cinco destas referentes à turnê Cowboy Carter.

Admirado, Lucas elogia a norte-americana: “Para mim ela é a maior artista do planeta. Acho que ela já conseguiu alcançar esse status de entidade musical. Ela sempre foi excelência”.

Após o primeiro show, Beyoncé agitou as redes sociais, sendo um dos assuntos mais comentados da internet. Entre os tópicos presentes estavam os elementos visuais da apresentação, como o uso de um robô que, em determinado momento, serve uísque à texana. O robô também esteve presente na Renaissance World Tour, participando da coreografia da faixa “Cozy”. O formato do palco e sua estrutura também foram temas abordados pelos internautas.

“A estrutura era excelente. Todos os elementos contam uma história, pois a Beyoncé também é uma artista visual”, afirma Lucas, que presenciou a artista em ambas as turnês. Apesar dos componentes marcantes, ele acredita que estes apenas acrescentam à história do show: “Se houvesse apenas a Beyoncé e a banda, o show ainda seria bom. Os outros elementos complementam a narrativa, ajudam a contar a história, porém é um show focado em música”, declara.

Além disso, os figurinos utilizados por Beyoncé chamam a atenção por seus detalhes. O vestuário conta com peças feitas sob medida por casas de moda como Alexander McQueen, Burberry, Diesel, Moschino e Oscar de la Renta. O estilo western está muito presente nas apresentações, contando também com roupas acompanhadas de cristais Swarovski e botas Loch Green.

Para Lucas, o guarda-roupas da turnê representa uma variação de diversos pontos do country: “Acredito que conseguiram pegar uma estética e dividi-la de maneira correta. Há a estética americana, como a bandeira do país e elementos gerais da cultura, e elementos do country como chapéu e botas, por exemplo. Eu achei os figurinos bonitos”.

Outro ponto de destaque da turnê foi a presença de Blue Ivy Carter e Rumi Carter, filhas da cantora, que participam da coreografia do show. Durante a performance de “Protector”, ambas sobem ao palco e abraçam a mãe, emocionando os fãs.

“Eu acredito que a Beyoncé ter incluído as duas mostra como ela é humana. A Blue é uma dançarina da turnê, ela dança 70% das canções e realmente está trabalhando, é incrível. A Rumi é muito fofa, sinto vontade de abraçá-la. Quando ela está no palco, ela é incontrolável, pois é uma criança, e isso é muito legal. Deixa tudo mais humano”, declara Lucas.

Ainda que a turnê não tenha acabado, o terceiro e último ato da trilogia já é muito aguardado pelos admiradores de Beyoncé e é esperado que ela aposte no rock na nova era. “Musicalmente eu acredito que será um rock muito bacana, algo como Tina Turner, por exemplo. Seria muito legal se ela fizesse isso”, aponta Lucas.

Quanto aos shows dessa nova fase, o diretor de arte também acredita que ela não deva realizar uma nova turnê: “Eu gostaria que ela não fizesse turnê, e sim uma residência em um teatro. Um teatro de Nova York, ou outra cidade dos Estados Unidos, por exemplo, e que ela realizasse os shows durante um mês nesse local. Isso seria interessante também não apenas pela locomoção da artista, mas também por movimentar a economia da cidade, além de deixar os ingressos mais baratos. Seria muito legal”.

Para a Cowboy Carter Tour, os shows ainda estão em andamento e todas as datas já foram definidas, confira:

28/04 – Los Angeles (SoFi Stadium)

01/05 – Los Angeles (SoFi Stadium)

04/05 – Los Angeles (SoFi Stadium)

07/05 – Los Angeles (SoFi Stadium)

09/05 – Los Angeles (SoFi Stadium)

15/05 – Chicago (Soldier Field)

17/05 – Chicago (Soldier Field)

18/05 – Chicago (Soldier Field)

22/05 – Nova Jersey (MetLife Stadium)

24/05 – Nova Jersey (MetLife Stadium)

25/05 – Nova Jersey (MetLife Stadium)

28/05 – Nova Jersey (MetLife Stadium)

29/05 – Nova Jersey (MetLife Stadium)

05/06 – Londres (Tottenham Hotspur Stadium)

07/06 – Londres (Tottenham Hotspur Stadium)

10/06 – Londres (Tottenham Hotspur Stadium)

12/06 – Londres (Tottenham Hotspur Stadium)

14/06 – Londres (Tottenham Hotspur Stadium)

16/06 – Londres (Tottenham Hotspur Stadium)

19/06 – Paris (Stade de France)

21/06 – Paris (Stade de France)

22/06 – Paris (Stade de France)

28/06 – Houston (NRG Stadium)

29/06 – Houston (NRG Stadium)

04/07 – Washington DC (Northwest Stadium)

07/07 – Washington DC (Northwest Stadium)

10/07 – Atlanta (Mercedes-Benz Stadium)

11/07 – Atlanta (Mercedes-Benz Stadium)

13/07 – Atlanta (Mercedes-Benz Stadium)

14/07 – Atlanta (Mercedes-Benz Stadium)

25/07 – Las Vegas (Allegiant Stadium)

26/07 – Las Vegas (Allegiant Stadium)

Deixe um comentário