Cercado de milhares de fiéis, Robert Francis Prevost iniciou seu pontificado no último domingo (18) com a missa celebrada na Praça de São Pedro, no Vaticano
Por Isabela Nascimento
Robert Francis Prevost entrou na Capela Sistina como cardeal e saiu como Papa Leão XIV. O agostiniano fã de beisebol conquistou fiéis do mundo inteiro desde o momento em que saiu na sacada da Basílica de São Pedro. Seus primeiros dias como pontífice foram acompanhados com expectativa e entusiasmo por todos.
A escolha do nome

Brasão de Papa Leão XIV. Foto: Vatican Media/ Divulgação
Seguindo a tradição, os papas eleitos escolhem um novo nome para si, assim como Jesus atribuía aos seus discípulos quando lhes dava uma função importante. A mudança de nome representa que o cardeal está assumindo uma nova função.
O padre Aldo Alves de Lima, da arquidiocese de São Paulo, relaciona a escolha do nome com o Papa Leão XIII. A transformação profunda dos modos de produção, no contexto da Revolução Industrial, afetou toda a sociedade em seus costumes.
“Muito preciso é o documento do Papa Leão XIII, Rerum Novarum, que é a questão dos direitos, os direitos dos trabalhadores, os deveres dos empregados, como ter uma justa relação entre essas relações e também o infortúnio, a miséria de muitos diante desse progresso que, com a Revolução Industrial, causou naquele período,” destaca Padre Aldo.
O padre também comenta sobre o paralelo com o mundo atual e a importância de olhar como vivem os trabalhadores hoje. A tecnologia, em especial as inteligências artificiais, também altera a forma como a sociedade se organiza.
“A inspiração é no Papa Leão XIII e também naquela passagem do século, que não é diferente hoje com a tecnologia. Esta passagem tão voraz e tão profunda, mexendo com o ser humano e com seus diversos aspectos, tanto na questão material, objetiva, como também nas questões psíquicas.”
Já o brasão e o lema escolhidos pelo Santo Padre permanecem o de sua consagração episcopal. O livro com o coração transpassado remete à ordem agostiniana bem como a frase “In Illo uno unum“, palavras de Santo Agostinho que significam: “embora cristãos sejamos muitos, no único Cristo somos um”.
Pertencer a uma ordem religiosa significa seguir os ensinamentos e o modo de vida de determinado religioso. No caso de Prevost, o seu pai espiritual é Santo Agostinho. Isso reflete tanto em seu nome quanto no brasão e lema, que revelam sobre a unidade e comunhão da Igreja, defendidos pelo Santo.
“Portanto, como agostiniano, para mim, promover a unidade e a comunhão é fundamental. Santo Agostinho fala muito sobre a unidade na Igreja e sobre a necessidade de vivê-la”, comentou o então bispo à rede de comunicação vaticana.
A repercussão da escolha
Com um conclave de menos de 24 horas, o mundo inteiro voltou os olhos para o Vaticano após a tão aguardada fumaça branca. Os jornais mais influentes mundialmente, como New York Times, Clarín, El País e Le Monde, destacaram de imediato a eleição do novo papa.
Líderes mundiais também se manifestaram no dia 8 de maio, sobre Leão XIV. O presidente estadunidense Donald Trump e a peruana Dina Boluarte parabenizaram o Santo Padre, bem como os representantes da Colômbia, Espanha, Itália, Ucrânia, Rússia, Argentina, França e Brasil que também fizeram um apelo a Leão pela paz mundial e a continuação do legado de Francisco.
Vale recordar que cada papa é o sucessor de São Pedro e não de seu antecessor. Por mais que a proximidade entre Leão e Francisco seja perceptível, o novo pontífice seguirá o seu próprio caminho.
“Eu não vejo como um prejuízo ou alguma coisa negativa, não é porque o Papa é da Europa ou é do Oriente ou da Oceania, que tenha que criar algum muro de vantagem ou desvantagem. Ele é o Papa da Igreja inteira” ressalta Padre Aldo.

Papa Leão XIV na sacada da Basílica de São Pedro. Foto: Vatican Media/ Divulgação
A agenda do novo Papa
Embora tenha assumido oficialmente apenas domingo, os primeiros dias de Sua Santidade já foram movimentados. Em seu primeiro discurso após o anúncio do “Habemus Papam”, ele dirigiu-se em italiano e espanhol às cerca de 100 mil pessoas reunidas na Praça de São Pedro, no Vaticano. O Papa Leão XIV iniciou com a saudação “A paz esteja com vocês” e mencionou Francisco.
No dia seguinte de sua eleição Robert Prevost, agora papa, retornou à Capela Sistina para presidir a Santa Missa com todo o Colégio Cardinalício. Em sua homilia, destacou que foi chamado para carregar uma cruz e realizar uma missão.
No domingo do Bom Pastor, 11 de maio, o Papa Leão XIV emocionou fiéis ao rezar sua primeira oração do Regina Caeli do balcão central da Basílica de São Pedro. Ao final dirigindo-se especialmente aos jovens pediu que não tenham medo: “A Igreja tem grande necessidade de vocações sacerdotais e religiosas. E é importante que os jovens e as jovens encontrem. Não tenham medo. Aceitem o convite da Igreja e de Cristo Senhor.”
O novo pontífice encontrou-se com a imprensa mundial na segunda-feira (12) e foi recebido com aplausos dos presentes. Leão XIV pediu a liberdade dos jornalistas presos e fim “à guerra de palavras e imagens.” Segundo o Papa, com a evolução tecnológica e em especial a inteligência artificial, temos um imenso potencial, mas é necessário discernimento e responsabilidade para beneficiar a todos.
No início de seu ministério petrino, o Santo Padre presidiu a Santa Missa na Praça de São Pedro no dia 18 de maio e se emocionou ao receber o Anel do Pescador. O anel é utilizado para selar documentos e simboliza a missão de Pedro de confirmar seus irmãos na fé.
“Fui escolhido sem qualquer mérito e, com temor e tremor, venho até vocês como irmão que deseja fazer-se servo da fé e da alegria, percorrendo com vocês o caminho do amor de Deus, que nos quer a todos unidos numa única família”, ressaltou o papa.

Padre Aldo. Foto: Acervo pessoal
O que esperar do Papa Leão XIV
Padre Aldo diz-se esperançoso com o papado de Leão XIV e reafirma o papel do papa em confirmar a fé.
“O Papa Leão foi preparado, pela vida, pela sua história de vida, pelo seu caminho de estudos, pela sua vida religiosa com os padres, com a Congregação de Santo Agostinho, os Agostinianos. Então, ele tem muito a oferecer e quem o conhecia antes do papado, se os cardeais o escolheram, é porque tinham, na trajetória da sua existência, grandes, profundas recomendações, como alguém que muito pode contribuir para a Igreja, diante do contexto em que a Igreja se encontra.”
De compromissos, foram realizadas nesta semana as posses da Basílica de São Paulo Fora dos Muros, de São João de Latrão e de Santa Maria Maior. Além disso, o Pontífice se encontrou com a Cúria Romana e os funcionários do Estado da Cidade do Vaticano e participou da primeira Audiência Geral.
O Novo Pontífice decidiu manter-se ativo nas redes sociais e pode ser acompanhado em nove idiomas pelo X (antigo Twitter) e Instagram no @Pontifex.
