Documentário produzido pela FAAC webTV conta a história de duas skatistas em Bauru

Estréia do documentário Minas no Skate. Foto: Giovanna da Silva Araújo

Por Willian Polix

“Minas no Skate”, documentário dirigido por Flávia Carvalho de Souza, aluna do curso de Jornalismo da Unesp, teve sua pré-estreia nesta quinta feira, 22 de maio, na pista de skate do Bauru Skatepark.

O evento contou com a presença, além da diretora e da equipe responsável pelo documentário, os integrantes do projeto FAAC webTV, das atletas Beatriz Oliboni e Manuella Manzatto, as “Minas no Skate”

No documentário, as duas skatistas compartilham suas histórias e contam como a paixão pelo esporte fez com que elas superassem diversos obstáculos dentro e fora da pista.

Em entrevista, a diretora conta que este foi o primeiro documentário que ela dirigiu e comentou um pouco sobre o processo de criação que foi feito em conjunto com membros do projeto de extensão FAAC webTV. Ela afirmou que o documentário só foi possível graças ao orientador do projeto, o professor Bruno Jareta de Oliveira.

Ao falar sobre a principal diferença deste documentário em relação aos outros que abordam o mesmo tema, ela diz que “Minas no Skate” retrata a cena do esporte em Bauru. Ela conta como foi difícil encontrar mulheres que praticam o esporte na cidade.

Dividido em três partes, o documentário foi pensado para ser visto em sequência: o primeiro episódio conta a história das protagonistas e mostra como elas começaram a andar de skate e quem foram suas principais inspirações.

Já o segundo episódio mostra os principais desafios sofridos por ser mulher em um esporte praticado majoritariamente por homens e as dificuldades enfrentadas dentro e fora da pista. A terceira e última parte retrata a superação das meninas no esporte e como o skate é libertador.

Flávia acredita que o documentário pode contribuir para mudar a visão que as pessoas têm do esporte e trazer mais mulheres para a pista de skate.

Minas no Skate. Disponível a partir de 23/5 no canal do Youtube da FAAC webTV.

Deixe um comentário