Fomentar o esporte, promover a integração e o espírito de liderança entre os estudantes são alguns dos objetivos da associação


Imagem da sede da Atlética em Bauru com o Texugo, mascote da instituição, no detalhe Foto: Isabela Cristina


Por Isabela Cristina

A vida universitária é mais ampla do que os estudos, e a Atlética tem papel fundamental nessa expansão de conhecimentos. Em entrevista com a diretoria da Atlética Unesp Bauru foi possível conhecer um pouco mais sobre essa instituição tão importante para o período de formação dos alunos.

A Associação Atlética Acadêmica (A.A.A) foi fundada em 1996, é composta por estudantes do campus e tem como principal objetivo fomentar o esporte universitário.
Por ser uma instituição que não conta com verba da universidade, a Atlética promove eventos, venda de produtos e outras estratégias para se sustentar.

Sua estrutura é organizada em diretorias e presidências, contando com eleições e processos seletivos para que coletivamente mantenham a instituição funcionando.

O principal objetivo da instituição é fomentar o esporte de maneira geral no Campus, mas a Atlética vai muito além do lado esportivo. Em entrevista para o Jornal Contexto, o ex-presidente da Atlética, Juliano dos Santos afirmou que a Atlética “funciona como uma organização que prepara para o mercado de trabalho, tanto em estruturas de diretoria, reuniões e compromissos, além de ensinar a trabalhar em equipe e lidar com hierarquia”.

Já Vitória Lini Cheretti, diretora esportiva da Atlética Bauru e estudante de Educação Física, reforçou a importância dessa instituição. “A Atlética cria um senso de responsabilidade, e para os alunos de Educação física é uma porta de entrada para colocar em prática aquilo que aprendemos, nos aproximando da parte esportiva em si, seja como auxiliar e até técnico mesmo”.

Vitória cita o exemplo do atual técnico da seleção brasileira feminina, Arthur Elias, que iniciou sua carreira comandando a equipe universitária da USP e hoje é referência na sua área.

Função social

Além do esporte universitário, as ações sociais também são pilar de existência da Atlética, com algumas iniciativas solidárias durante o ano, como o Tesoura Unespiana, que envolve doação de cabelo, o Doa Unesp, para doação de sangue, O Arraiá Solidário, para arrecadação de doações, e muitas outras. “Trabalhamos com essa política de ajudar a sociedade assim como eles nos ajudam”, afirma Vitória.

Para além dos eventos solidários, a Atlética se mobiliza com distribuição de folhetos e informativos contra preconceitos e busca a conscientização dos estudantes.

“Também usar a nossa força e influência dentro do campus para a parte social”, reforça a diretora de esportes.

O Inter

Retomando o lado esportivo, a Atlética participa de diversos campeonatos durante o ano, entre eles o Inter, muito conhecido entre os alunos. “O Inter é um campeonato feito pela Unesp, com os 24 campi, para competir e integrar, sendo uma forma de conhecer novas pessoas e fomentar o amor pela universidade”, explica Vitória.

O campeonato é composto por duas divisões que jogam diferentes modalidades: as individuais e coletivas. Para além dos jogos tem as festas e várias atividades. Juliano comentou que para a direção da Atlética existe uma organização e um preparo, pois a demanda de trabalho e responsabilidades são grandes, mostrando novamente o lado sério da instituição.

Campeonatos com essa dimensão proporcionam diversas experiências, tanto no âmbito do esporte, quanto no lado pessoal. “O esporte não é só para a competição, ajuda as pessoas a terem saúde mental, se sentir pertencente as faculdades, fazer amizades para além do curso”, diz Vitória.

A Unesp Bauru é o maior campeão, com 15 títulos e irão em busca da “glória” novamente esse ano.

Juliano e Vitória com o troféu de 2024 d’O Inter foto: Isabela Cristina

Deixe um comentário