Por Yohana Soriano, 05 de maio de 2025

Na última sexta-feira (25) no auditório do Sindicato Cidadão, Senac Bauru realizou a 10ª semana Senac de leitura, contando com a presença do autor Itamar Vieira Junior para bate-papo e sessão de autógrafos. O evento, que esperava contar com uma maioria de público jovem, teve a predominância de adultos de aproximadamente 40 anos.
O evento aconteceu nas instituições de ensino Senac por todo o estado de São Paulo. Bauru foi responsável por fechar o circuito de palestras do autor por diversas cidades em celebração a 10ª edição do evento que contou também com feira de troca de livros, oficina de colagem e cerâmica e apresentações ao vivo de música e poesia.
A iniciativa que tem como tema “Cultura e Convivência, a Biblioteca além do livros”, destaca a biblioteca como um espaço que vai muito além dos livros mas também um espaço de vivências e pluralidades e também faz parte do projeto Páginas das Ideias criado pela Biblioteca Senac Bauru que visa estimular a leitura de autores nacionais contemporâneos.

“Itamar em Bauru nos conecta com uma literatura que finca os pés na terra, mas que também nos desloca nos faz repensar as histórias que contamos como sociedade e aquelas que também esquecemos ou inviabilizamos”, afirma Martina Vieira, gerente do Senac Bauru.
Itamar é um dos autores mais premiados da literatura brasileira contemporânea. Nascido em Salvador (BA), é geógrafo e doutor em estudos étnicos e africanos. Atua em defesa da reforma agrária e dos direitos dos povos quilombolas. “Torto-Arado”, seu romance mais conhecido, já ultrapassou um milhão de exemplares vendidos, com o qual ganhou seu primeiro prêmio Jabuti, em 2020.
Durante o evento o autor contou como foi sua trajetória até chegar a sua primeira publicação, quais suas motivações e propósitos “Eu disse, ninguém escreve mais sobre isso. Bom, eu tive essa experiência longa de muitos anos viajando, conhecendo essa realidade, essa realidade brasileira que às vezes não é retratada, não aparece na literatura, não aparece na música, não aparece nas artes, não aparece nessas coisas. E eu percebi que ali ainda existia, eu acho que a gente precisa se reencontrar com a nossa história”, ressalta Itamar.
O escritor junto a Luis Paulo Rovazi, condutor da conversa, ainda discutiram sobre a dificuldade de estimular a leitura entre os mais jovens em meio a tantos estímulos rápidos. O autor declara que acredita que a imaginação é natural dos seres humanos e que por isso as histórias não vão desaparecer, mas reconhece a dificuldade e diz que a leitura deve sempre ser estimulada e esse não é só um papel de professores mas que deve ser iniciado durante a infância, fator que o estimulou a escrever sua primeira obra infantil.
Com o fim da semana Senac de Leitura, a instituição ainda fará outros eventos ao longo do ano para promover a leitura, estimulando principalmente os jovens. Erick Eduardo, bibliotecário do Senac Bauru afirma que o Senac ainda acredita na educação e esse é o maior incentivo para a promoção dos eventos. O Senac informa que a divulgação de seus eventos é feita por meio de seu perfil no Instagram @senacspbauru.
O Senac considera prioridade a inclusão e acessibilidade a seus eventos. Na conversa com Itamar Vieira Junior, a instituição contou com a intérprete de libras Regiane, além de garantir a acessibilidade ao local e ainda disponibilizar através do perfil no Instagram (@senacspbauru) um contato caso fosse necessário algum suporte especial.
