Por Poliana Barros, 18 de maio de 2025
Neste domingo (13), foi realizada a 6ª edição da Caminhada do programa Ativa Parkinson, evento tradicionalmente promovido em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson. A saída ocorreu às 8h, na Avenida Getúlio Vargas, em frente à Árvore Copaíba. A Caminhada contou com 122 participantes e ofereceu estrutura com banheiros, tendas e café da manhã. Durante o percurso, também foram distribuídas bexigas personalizadas e panfletos informativos.
O programa Ativa Parkinson, vinculado à Unesp, surgiu em 2015, no Departamento de Educação Física da Universidade. “No início, a ideia era disponibilizar aulas de exercício físico em grupo para pessoas com a doença de Parkinson, o que sabidamente potencializa o tratamento da doença. Com o passar do tempo, outras iniciativas foram incorporadas, como o grupo de partilha, que é uma estratégia de apoio psicológico liderada pela professora Marianne Ramos Feijó, do departamento de Psicologia da UNESP/Bauru”, afirma Carlos Augusto Kalva Filho, Doutor em Reabilitação e Desempenho Funcional, e Coordenador do Ativa Parkinson.
De acordo com a fisioterapeuta Viviane Brenneisen, especialista em reabilitação neurológica, a prática regular de exercícios físicos é essencial para a qualidade de vida de pessoas diagnosticadas com Parkinson. A profissional destaca que a atividade física contribui para a preservação da mobilidade, do equilíbrio, da força muscular e até de funções cognitivas, que podem ser comprometidas com a progressão da doença.
Além disso, a prática de exercícios ajuda a aliviar sintomas como rigidez, bradicinesia (lentidão de movimentos) e a reduzir o risco de quedas. “Até o presente momento, o Parkinson não tem cura e o processo de neurodegeneração não pode ser revertido. Entretanto, com uma abordagem adequada de exercícios, é possível ‘driblar’ muitos sintomas e retardar bastante a progressão da incapacidade física gerada pela doença, principalmente quando o tratamento é iniciado de forma precoce”, ressalta.
Atualmente, o Programa Ativa Parkinson conta com uma equipe multidisciplinar, envolvendo profissionais e estudantes de educação física, fisioterapia, psicologia, nutrição e arquitetura. Paralelamente às ações de conscientização, como a Caminhada, o programa oferece aulas de exercícios físicos presenciais e gratuitas às segundas, terças e quintas-feiras pela manhã. Para participar, é possível se inscrever sem custos pelo telefone (14) 3103-9438, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h.
