Por Marcelo Júnior, dia 16 de maio às 16:45


A tradicional atlética da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Bauru fortalece laços entre calouros e veteranos com treinos oferecidos de maneira gratuita, tanto na categoria masculina, quanto feminina. Atividades como basquete, futebol, futsal, judô, vôlei e natação são algumas modalidades promovidas.


Para promover a socialização usando o esporte como ferramenta, a universidade utiliza suas instalações para desenvolver os treinos esportivos em ação conjunta com a atlética do campus. Para participar dos treinos de Basquete, por exemplo, basta comparecer no “ginasinho”, apelido do Ginásio de Esportes Darcy César Improta. O professor Fernando Meirelles, treinador da modalidade, incentiva os discentes a darem uma “chance ao esporte”.

Vice-campeão em 2024, o basquetebol da Unesp Bauru representa o forte legado que o
esporte construiu na instituição, constantemente disputando o título do InterUnesp —
torneio estudantil dos campi. Fernando, que atualmente comanda o time masculino, ressalta a importância do esporte na integração dos calouros. “Quando a gente chega numa faculdade, a gente tem a possibilidade de fazer novas amizades, participando de um time de basquete, de um time de handebol, da Atlética. De qualquer coisa relacionada ao esporte, porque o esporte é integração, é estar reunido para fazer seu círculo de amizades”, diz o treinador.


João Pedro, ingressante no curso de Jornalismo e um dos participantes do basquete
da atlética, destaca seu sentimento em relação aos treinos. “Eu acho muito importante para todos os calouros essa integração, porque você conhece novas pessoas, faz amizades. Além da parte da prática esportiva, que é importante pra saúde, é um divertimento” comenta.


O aluno ainda realça sua conexão com o basquetebol. “Para mim tem uma importância
grande porque eu era jogador, eu parei faz uns dois anos. Eu estava com muita vontade de voltar, estava sentindo falta, e ter isso de graça, com essa qualidade da Unesp, eu acho que é único”.


Um destaque das atividades deste ano é a volta do Judô nos quadros da atlética.
Com o sensei Diego Almeida, responsável por lecionar a arte marcial, os kimonos voltam a ser usados pelos alunos. “Eles sempre se esforçaram para dar uma boa qualidade para vocês atletas treinarem as modalidades que vocês gostam”, diz o faixa preta a mais de 20 anos na luta japonesa, se referindo à atlética.


O sensei sublinha a importância da socialização que a luta asiática oferece. “O judô é um esporte muito coletivo, apesar de ser individual, então eu acredito que essa socialização entre vocês, estarem vivendo uma outra disciplina também, uma arte marcial vinda do Japão, eu acho bem interessante”, reforça.


O Judô está sendo reorganizado, por isso os horários ainda sofrem alterações. A atividade acontece no Dojo do Sensei Diego, localizado na Rua João Casarin, 556, Jardim Contorno (Bauru-SP). Para mais informações consulte a página: @dojosenseidiego.

A atlética oferece diversas modalidades, em todos os dias da semana no calendário
acadêmico. Confira mais informações de todas as modalidades esportivas, e seus
respectivos horários e locais.

Deixe um comentário