A Pinacoteca de Bauru apresenta a exposição “Outras Margens” da artista Adriana Rocha. A exibição teve sua abertura no dia 5 de abril e fica disponível ao público até o dia 4 de junho, na Casa Ponce Paz, localizada no centro da cidade. A iniciativa é inédita e foi apoiada pela Secretaria de Cultura do município. 

Por Analice Cruz,

A exposição recorta os últimos anos de trabalho da artista em que a natureza é o objeto principal, buscando despertar um olhar que se contraponha à contemporaneidade e à urbanização. Ao centralizar imagens da natureza em sua forma mais pura, Adriana expõe um cenário que se distancia da velocidade vivenciada nos grandes centros urbanos.

Em entrevista para o Jornal Contexto, a artista visual conta que as pinturas partem de um fundo preto em que são adicionadas diversas camadas de tinta que posteriormente são lavadas. Depois desse processo, a artista coloca uma imagem (pintura ou fotografia) e continua construindo camadas, pintando e apagando-as. “A arte lida com as metáforas, essa foi a forma que eu encontrei para trazer ao olhar essa questão dos apagamentos contínuos que vivemos”, acrescenta.

Além disso, a pintora comenta que a sua intenção com as obras era oferecer um momento de pausa e reflexão aos espectadores, de forma a criar novas interpretações sobre o mundo, a velocidade do tempo atual e a liberdade de escolher como participar da contemporaneidade. “O poder das imagens na mídia é óbvio. Já na pintura, a imagem não serve para esclarecer. Ela está lá para sugerir, perguntar, duvidar”.

Adriana Magalhães Rocha é pintora, artista gráfica, desenhista e arte-educadora, graduada em Licenciatura Plena em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares (FAAP/SP). A pintora já realizou diversos trabalhos e exposições coletivas e individuais, além de possuir obras em vários acervos de museus e instituições, no Brasil e no exterior. Adriana participou da ArteBA, em Buenos Aires, em 2000, e de uma coletiva em Bobigny, uma pequena cidade próxima à Paris, em 2001. Ela divide seu ateliê na Vila Madalena, em São Paulo, com os artistas Luís Solha e Regina Johas. 

A exposição ‘Outras Margens’ de Adriana Rocha, continuará sendo exibida na Pinacoteca Municipal de Bauru até 4 de junho. A Casa Ponce Paz, localizada na Rua Antônio Alves 9-10, pode ser visitada de segunda a sexta-feira das 9h às 17h e aos sábados das 8h às 13h. Para mais informações e agendamento de grupos para visitação, contate: pinacotecamunicipaldebauru@gmail.com.  

Deixe um comentário