NTAPS dá início aos atendimentos psicossociais no Campus de Bauru
Por Maria Luisa Hardt

O Programa de Assistência à Saúde Mental da Unesp iniciou em abril os acompanhamentos psicoterapêuticos voltados aos discentes da Universidade Estadual Paulista. Por meio de conferências online, os estagiários, que são estudantes de psicologia da instituição, entram em contato com os pacientes, com o objetivo de oferecer o apoio e acolhimento relacionados à saúde mental dos universitários.

A pressão por resultados, as exigências do cotidiano acadêmico e a adaptação à vida universitária muitas vezes impactam diretamente o bem-estar emocional dos estudantes. “O ambiente universitário é ainda um espaço heterogêneo, muito marcado pela competitividade e cobrança por produção acadêmica”, disse a psicóloga Caroline Bonaccorsi, servidora da UNESP atuante da Gestão Técnica Psicossocial.

Com o aumento da demanda por suporte emocional, iniciativas que oferecem um espaço de escuta acolhedora e qualificada, como o NTAPS (Núcleo Técnico de Atenção Psicossocial), se tornam fundamentais. Em Bauru, os alunos da Universidade Estadual Paulista contam com atendimentos psicoterapêuticos gratuitos e acessíveis, promovidos diretamente pelo campus.

O Núcleo Técnico de Atenção Psicossocial (NTAPS) foi criado no ano de 2018, no campus de Bauru. Composto por alunos da graduação e pós-graduação, estagiários, professores, psicólogos e funcionários. O serviço foi ampliado ao longo dos anos e atualmente as atividades do NTAPS contemplam as 34 unidades da UNESP, em 24 cidades diferentes.

Com o objetivo geral de melhorar as condições psicossociais e promover a saúde da comunidade acadêmica, o programa facilita a vida dos estudantes por meio de um acompanhamento que visa a vivência universitária mais saudável, de forma construtiva e que promova o equilíbrio emocional.

Atendimento prático e humanizado

O Acolhimento Psicossocial é realizado de forma online, através da plataforma Google Meet, proporcionando um atendimento fácil e acessível. Esses encontros têm por finalidade oferecer apoio psicológico e atendimentos breves e focais. O estudante tem liberdade para expressar suas dificuldades e questões, tanto relacionadas à vida universitária, quanto à sua vida pessoal.

“Os estagiários do Acolhimento são alunos do último ano do curso de Psicologia da UNESP de Bauru e de Assis, há a atualização da equipe no início do ano devido à conclusão do curso pelos estagiários do ano anterior. Os estagiários de 2025 iniciaram as atividades em fevereiro e os atendimentos em março”, afirma Carolina.

O projeto também conta com ações que favorecem a adaptação ao contexto universitário através de oficinas, palestras, lives e rodas de conversa.

Atualmente as oficinas oferecidas pelo Núcleo são: Letramento Científico; Alimentação Saudável; Artes como Ferramentas Terapêuticas; Comunicação Não Violenta; Corporeidade e Movimento; Descomplica UNESP; Escrita Acadêmica; Introdução à Lógica da Programação; Organização do Tempo; Operações Elementares; Violão; Yoga e Dança.

“Essas oficinas instrumentalizam os indivíduos e coletividades para enfrentar as adversidades pessoais e contextuais do ambiente universitário, evitando assim agravamentos à saúde mental. Outros benefícios são a interação dos participantes e construção de rede de apoio, a discussão de temas que permeiam o cotidiano universitário e o acesso a informações relacionadas à saúde mental”, disse a psicóloga. Todas as atividades de prevenção são abertas para os alunos da Unesp Bauru.

Como agendar seu atendimento:
Passo a passo Agendamento Acolhimento NTAPS (Núcleo de Atenção Psicossocial – UNESP)

Acesse: https://sistemas.fc.unesp.br/ntaps/

Deixe um comentário