A primeira sala tecnológica de estimulação multissensorial em um shopping center no Brasil fica em Bauru, focada no acolhimento de pessoas com TEA e outras síndromes.
Por Raquel Mezavila
Comemorando um ano de existência, o Espaço Pétala é a primeira sala tecnológica de estimulação multissensorial em um shopping center no Brasil, localizada no Boulevard Shopping, em Bauru, no interior de São Paulo.
Idealizada com o intuito de acolher pessoas com Transtornos do Espectro Austista (TEA) e outras síndromes, utiliza iluminação, sons e brinquedos para oferecer uma melhor experiência, contribuindo com a inclusão e proporcionando um relaxamento para pessoas atípicas.
Pensando na vivência de pessoas com TEA e outras síndromes, Bruna Evangelista, gerente de marketing do Boulevard Shopping Bauru e idealizadora do projeto, juntamente com a empresa Sensori Engenharia, empresa bauruense de engenharia sensorial, criaram o projeto Espaço Pétala.
“Já tínhamos antes várias ações para esse público, começamos com as vagas, depois a distribuição de cordões de forma gratuita, os abafadores de ruído… mas de que forma nós poderíamos acolher de forma contínua, fixa? Porque é isso, a pessoa precisa ter qualidade de vida”, disse Bruna.
A ideia surgiu após uma ação com mães de filhos atípicos da AFAPAB (Associação dos Familiares e Amigos dos Pais de Autistas de Bauru). Foi lá que Bruna conheceu o espaço sensorial deles e se interessou pela ideia. Depois de visitas a outros espaços e pesquisas, ela descobriu a Sensori, e assim nasceu a parceria.
“Foi um ano de construção, um ano visitando espaços, ouvindo profissionais. Mas, antes de inaugurar não havia a segurança de abrir para o público, porque uma coisa é ouvir profissionais, outra coisa é ouvir quem realmente precisa do espaço. Então, fomos para a fase 2, convidar famílias e pedir esse feedback do público alvo do projeto. Depois desse processo, inauguramos no final de abril de 2024”, disse a idealizadora.
Sobre o pioneirismo nesse formato de sala inclusiva, Bruna diz que foi desafiador, pois “não é somente sobre a inovação, mas se faz sentido com os nossos princípios, se realmente podemos levantar essa bandeira. É uma responsabilidade muito grande, mas é o que a gente busca”, concluiu.
Bruna ainda afirma que o Espaço Pétala sempre recebe feedbacks, está aberto a ouvir o público e busca sempre evoluir o projeto da melhor forma, tendo em vista que 2.000 pessoas já passaram pelo Espaço Pétala.
Além disso, afirma que o projeto alimenta o compromisso do shopping com a inclusão, respeito e diversidade, mostrando que ele não é somente um centro de compras, mas de viver experiências. Ela explica que o nome do projeto reflete essa questão.
“Quando eu falo espaço TEA, espaço azul você entende que eu não estou sendo inclusiva? Justamente porque eu estou determinando um público, e não é só pessoas com TEA que tem sensibilidade a estímulos, outras síndromes também. Por isso, Espaço Pétala, porque cada pessoa com cada síndrome é única e tem sua forma de lidar, cada pétala é única, diferente, e juntas simbolizam a diversidade. Não é só um nome, conta também a história do projeto”, disse ela.
A estrutura do projeto inclui tubos de bolhas, banco de apoio, globo espelhado, piso interativo, piscina de bolinhas e outras imersões multissensoriais. O espaço fica no piso L1 do Boulevard Shopping Bauru, próximo ao Magazine Luiza. Além disso, o acesso é gratuito e o horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 12h às 20h.
