A edição deste ano do Fórum acontece em Marília (SP) e conta com a participação de Moradias de outros 11 campi da UNESP.
Por: Maysa Cassu
07/05/2025
Entre os dias 30 de abril e 04 de maio, a Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Unesp campus de Marília, sedia a 13ª edição do Fórum de Moradias Estudantis. O evento caracteriza-se pelo encontro de alunos que são residentes das Moradias de outros campi da Universidade. De acordo com dados da Comissão Organizadora Local de Marília, é prevista a participação de outros 11 campi e suas respectivas representações discentes.
De caráter representativo e deliberativo, o objetivo do Fórum é articular propostas em comunidade e oficializar diretrizes que visam o apoio à vida acadêmica dos estudantes que se encontram em vulnerabilidade socioeconômica e fazem parte do programa de Permanência Estudantil da Unesp.
O encontro, que acontece anualmente, é sediado em diferentes campi. A 11ª e a 12ª edição ocorreram, respectivamente, em Ilha Solteira e Assis, ambas em 2024. A primeira edição do Fórum ocorreu em 2008, na cidade de Rio Claro.
Embora o Fórum receba a participação de residentes das Moradias, o estudante Carlos Rodrigo, do curso de Ciências Biológicas do Instituto de Biociências da Unesp de Botucatu, revela que é importante que todos os alunos da Unesp tomem conhecimento sobre o encontro, incluindo estudantes que fazem parte da Permanência Estudantil (PE) que não são residentes dos campi com Moradias e até mesmo aqueles que não participam da PE.
“É importante que todos os alunos saibam do Fórum, pois é um espaço de formação política, onde debatemos muitas questões além das Moradias e da Permanência, mas também como a questão da nossa segurança alimentar, até mesmo sobre melhorias e outros problemas de infraestrutura da nossa universidade, ou seja, assuntos que são de interesse de todos os estudantes da Unesp”, reforça Carlos.
Além disso, ele ressalta os impactos que o Fórum traz para a comunidade dos alunos. “Por ser um espaço de discussão, promoção e formação de toda a luta estudantil, ele tem a capacidade de unir os estudantes de várias regiões por todo o estado de São Paulo, no qual criamos amizades e fortalecemos o nosso trabalho por nossa causa”.
A Coordenadoria de Permanência Estudantil (COPE), entidade da Unesp responsável por todas as diretrizes oficiais, recursos humanos e financeiros e construção de políticas da Permanência, traz atualizações em seu site oficial. Para saber mais sobre Moradias Estudantis, Auxílios Estudantis Restaurantes Universitários e diversos outros assuntos, acesse a página oficial da entidade em https://www2.unesp.br/portal#!/cope/moradia-estudantil/.
