A ação foi implementada pela Prefeitura junto a Secretária da Saúde para imunizar públicos prioritários.

UBS Redentor disponibiliza aplicação de vacinas de segunda-feira a sexta-feira das 7h30 às 18h30 – Foto: Helena Pompeu e Silva

Por Maria Eduarda Clementino

Começou na última segunda-feira (7) a vacinação contra a Influenza em Bauru. A ação foi implementada pela Prefeitura da cidade em conjunto com a Secretária da Saúde. Obedecendo às diretrizes do Ministério da Saúde, tem como objetivo principal imunizar públicos prioritários.

Na cidade, o público-alvo é formado por crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes e puérperas, pessoas com 60 anos ou mais, com doenças crônicas não transmissíveis ou deficiência permanente. Além disso, o grupo também é composto por trabalhadores da saúde, da educação e dos Correios; cuidadores domiciliares; profissionais das Forças Armadas, policiais e bombeiros e caminhoneiros e motoristas de transporte coletivo rodoviário.

Para imunizar-se a pessoa precisa apresentar o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) ou o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) em uma unidade de saúde.

A aplicação de vacinas ocorre de segunda-feira a sexta-feira nas Unidades UBS da cidade. Os horários de vacinação podem ser conferidos no site da Prefeitura. A vacina também será fornecida aos sábados, das 8h às 17h30, para todas as pessoas dos grupos prioritários.

Saiba a importância da imunização contra a Influenza

Segundo a estudante de medicina da USP (Universidade de São Paulo), Carolina Zanatta Adures (21), a vacina é considerada um dos métodos mais eficazes de prevenção, pois o mecanismo geral da vacinação consiste na apresentação de um antígeno ao organismo do paciente, capaz de estimular o sistema imunológico a produzir e multiplicar células específicas.

Carolina Zanatta Adures, estudante de medicina da Universidade de São Paulo – Foto: Arquivo pessoal

“Dessa forma, o organismo responde mais rapidamente e de forma mais leve caso entre em contato com o agente causador da doença no futuro”, afirma.

Além disso, a estudante acrescenta que a vacina “é muito importante para a prevenção da transmissão de doenças infecciosas em uma população, é uma forma segura e duradoura de proteção não somente individual, mas também coletiva”.

Por fim, Carolina informa que a duração da resposta imunológica pode variar, pois existem micro-organismos que sofrem mutações constantes, como é o caso do vírus da Influenza. Consequentemente, é provável que a vacina contra Influenza que foi produzida no ano anterior não seja mais tão eficiente no próximo ano. Sendo assim, é necessário vacinar-se anualmente.

Deixe um comentário