Tradicional bar localizado à frente da Portaria 1 estava fechado desde o início de fevereiro e reabre suas portas com nova gestão
Por Isabella Santana da Silva

Tradicional bar Ubaiano reabre suas portas. Foto: Isabella Santana
O bar Ubaiano, localizado na frente da portaria 1 da Unesp, campus de Bauru reabriu as portas no dia 24 de Março, depois de ficar um mês e meio fechado. À frente da nova gestão está Vagner de Souza Todescato, 47 anos.
Segundo ele, sua amizade com o senhor Feliciano Soares de Oliveira, mais conhecido como o Ubaiano, existe há mais de 15 anos e quando soube do fechamento se prontificou a propor uma parceria. “Hoje na Unesp todos conhecem algum amigo ou veterano que passou pelo bar e teve experiências boas, participou de algum evento ou integração aqui. Uma das minhas motivações era ver que os alunos precisavam disso novamente”.
O servidor conta que a tradição dos universitários é de longa data. “São mais de 50 anos de Ubaiano. Ele acompanhou a Unesp desde o primeiro dia em que ela veio para Bauru, mas já existia muito antes disso. Os alunos vinham, frequentavam e traziam outros alunos, acabou virando um ponto de referência para quem estuda na Unesp, quem frequenta sempre quer voltar”.
O bar, que surgiu em 1970 na Vila Falcão, traz uma bagagem de história que aos poucos foi construída por Feliciano e os unespianos. Desde um trailer de cachorro-quente até um ponto de encontro universitário, tudo foi obra do esforço dele.
De acordo com Vagner, a grande popularidade do estabelecimento também se dá graças ao carisma do senhor Ubaiano. ele o descreve como um homem “cativante e gente boa”.
Feliciano, hoje com mais de 80 anos, continua sendo o dono do local, porém, atualmente conta com a ajuda de Vagner e sua famíliapara cuidar do estabelecimento.
Quando questionado sobre o sentimento de poder reabrir o local, Vagner é enfático: “gratificante. Por muitos anos fui cliente e aqui é um lugar tão bacana, não pode ficar fechado”.
Ele comentou também sobre projetos futuros, como integrar mais refeições no cardápio, otimizar o local aberto para poderem atender cada vez mais estudantes e um projeto futuro chamado “Você enraizado no Ubaiano”, cujos detalhes ele preferiu deixar em suspenso.
