Com atividades semanais gratuitas, programa do Sesc contribui para a formação integral de adolescentes e jovens adultos

Jovens participam de atividades no “Juvs”, promovido pelo SESC Bauru. Foto: Reprodução/Redes sociais
Por Helena Pompeu
Rodas de conversa, cine-debates, dança, capoeira e oficinas para a produção de ecobags e peças de cerâmica. Essas são algumas das atividades oferecidas pelo “Juventudes”, programa socioeducativo do Sesc.
Criado há mais de 20 anos, o programa inicialmente fazia parte da programação de algumas unidades da cidade de São Paulo. Posteriormente, se expandiu para o interior e hoje está presente em 33 unidades do Sesc.
O intuito inicial era oferecer vivências e experiências para o público jovem que ultrapassassem a esfera escolar de aprendizado, contribuindo assim para a formação integral desses adolescentes e jovens adultos.
“O Juventudes é importante para a comunidade porque dá oportunidade de convivência entre os jovens, ao mesmo tempo em que alarga o campo de visão e de experiência deles”, explica o responsável pelo programa Jorge Neves, 36 anos, graduado em Pedagogia pela Unesp Bauru e mestre em Educação pela Unicamp.
Apesar do Juventudes não ter parcerias com outros projetos ou grupos externos, conta com algumas participações pontuais para a realização de certas atividades, como os encontros de Orientação Profissional com alunos do curso de Psicologia da Unesp, que foram realizados na própria instituição de ensino durante o ano passado. Além disso, ao final de cada semestre, todos têm a oportunidade de realizar uma viagem com tudo incluso e custeado pelo Sesc.
Além de ser totalmente gratuito, o programa oferece a oportunidade de criar e experimentar coisas que por si mesmos os jovens não teriam acesso. “Mesmo pagando seria difícil acessar uma gama tão variada de atividades, principalmente voltadas às artes e para um entendimento crítico da sociedade”, explica Jorge.

O educador Jorge Neves, coordenador do projeto. Foto: Arquivo pessoal
O educador também relata como as atividades impactam e influenciam a vida desses jovens, contribuindo para um desenvolvimento social dos integrantes. “Existe hoje uma grande necessidade dos jovens de se conectarem com outros jovens e com o mundo de maneira não virtual. A conexão virtual existe amplamente para eles, mas ela é ao mesmo tempo infinita e limitada. A capacidade social de interagir e de comunicar não desaparece em um mundo tecnológico, mas ela tende a ficar cada vez mais atrofiada, principalmente para os jovens, que já tem uma série de inseguranças”.
Jorge explica ainda que, “para além da ampliação do repertório, o Juventudes contribui muito para a interação, a comunicação, a expressão e, consequentemente, para a segurança dos jovens que participam”.
Programa “Juventudes”
Dirigido a jovens de 13 a 18 anos. Os encontros acontecem todas as quartas e sextas, no Sesc, gratuitamente. As inscrições abrem semestralmente e são divulgadas no site do Sesc Bauru e nas redes sociais do Juventudes
Contato: @juventudes_bauru
