Rodrigo Manga, prefeito de Sorocaba, conquista visibilidade ao se tornar um “político influencer”
Por Maria Eduarda Almeida
Após as eleições presidenciais de 2022, repletas de memes e debates nas redes sociais, os políticos viram na internet o veículo de comunicação perfeito para conquistar a nova geração de eleitores.
Ao contrário do discurso de que os jovens não se importam com política – disseminado com frequência pelos mais velhos – o eleitorado com faixa etária de 16 a 17 anos, cujo voto é facultativo, aumentou 14,22% em 2024, quando comparado ao último pleito municipal, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
As causas para o crescimento variam, mas a inclusão da política no conteúdo consumido por esse recorte etário não é um fator a ser ignorado. Os vídeos curtos nas redes são o principal exemplo de disseminação política entre a juventude.
Foi o caso de Rodrigo “Manga” (Republicanos), conhecido como o “prefeito ‘tiktoker’” de Sorocaba. Com vídeos curtos e bem humorados nas plataformas TikTok e Instagram, tornou-se famoso pela promoção dos feitos durante seu mandato e por retratar a cidade interiorana paulista como “a melhor cidade do Brasil para se viver”.
“Nosso objetivo é envolver mais os jovens na política e na gestão pública. Muitos deles cresceram distantes desses assuntos e queremos mudar isso. Para isso, a comunicação teve que mudar. As pessoas não querem mais aquele discurso político engessado, que fala difícil e não consegue ser entendido”, explicou o prefeito.

A estratégia soou bem para o político, que conquistou cerca de 6 milhões de seguidores nas plataformas digitais e a reeleição no primeiro turno das eleições municipais de 2024, além da visibilidade nacional, uma vez que os vídeos saíram da bolha sorocabana e atingiram o Brasil inteiro.
Contudo, promover uma cidade ou político com apenas 15 segundos de tela não é tão fácil, a proposta precisa ser inovadora. “Nos primeiros segundos do vídeo, chamamos a atenção com algo fora do comum e, aí, entrego a mensagem, sempre algo importante, de interesse na vida das pessoas”, explica Rodrigo.
A cidade virou trend entre os internautas, que questionam se todas as promessas feitas em frente às câmeras são cumpridas atrás delas. Há, ainda, jovens influencers que se propõem a ir até Sorocaba e experimentar os recursos supostamente oferecidos pela prefeitura, como os patinetes elétricos e guarda-chuvas gratuitos pelas ruas.
“Quem vive aqui vê a cidade pulsando. O marketing é só o espelho dessa gestão. A diferença é que a gente mostra o que faz — e temos feito isso bastante, graças a Deus,” responde o sorocabano. Por fim, ainda afirma que essa estratégia só funciona porque é real.
A respeito das denúncias de desvio de verba pública para promoção do prefeito nas redes, ele nega: “Os servidores e demais pessoas que participam dos vídeos o fazem de forma voluntária, dentro de horários compatíveis, após o expediente ou em horário de almoço. Não há pagamento extra, nem contratação específica para isso”.
Por fim, a entrada de políticos nas redes sociais surge como uma ferramenta para aproximar o jovem dos debates que englobam o interesse público, uma vez que os meios convencionais de comunicação entre os políticos e os cidadãos – discursos enormes e repletos de termos técnicos e formalidades – distanciam a nova geração de eleitores do entendimento político.
