Após cerimônia de premiação da Ballon d’Or, ocorrida na segunda-feira (28), mídias sociais foram tomadas por teorias, opiniões e hipóteses

Os jogadores Vini Jr. e Rodri (Foto: Redes sociais)
Por Marcela Calarezi
No dia 28 de outubro, em Paris, foi realizada a Ballon d’Or – também conhecida como Bola de Ouro -, premiação que visa reconhecer os melhores jogadores, técnicos e times de futebol da temporada. A edição de 2024 teve grande repercussão nas mídias sociais, principalmente entre os brasileiros, em razão da indicação de Vinícius Jr., atleta brasileiro e atuante do clube espanhol Real Madrid.
A forte repercussão se deu, em sua maioria, pelo fato de Vini Jr, jogador brasileiro, ser um dos indicados ao prêmio mais importante da noite: o Melhor Jogador do Mundo. O último craque brasileiro a vencer o Prêmio foi Kaká, em 2007, e depois de 17 anos sem uma Bola de Ouro, havia uma esperança coletiva entre todo o país de que Vini, cotado como favorito ao prêmio, a trouxesse para o Brasil neste ano.
No entanto, na tarde do dia 28, foi revelado na mídia que Vini e Real Madrid, não viajariam a Paris para participar do evento que aconteceria naquela noite. Nas redes, o motivo da ausência relatado era de que o brasileiro não ganharia o prêmio, mas sim Rodri, jogador espanhol e atuante do clube inglês Manchester City.
Em declaração à AFP (Agence France-Presse), o Real Madrid explicou o porquê da ausência. “Se os critérios de premiação não apontam Vinicius como vencedor, esses mesmos critérios deveriam indicar Carvajal como o vencedor. Como isso não ocorreu, é claro que o Bola de Ouro não respeita o Real Madrid. E o Real Madrid não vai onde não é respeitado.”, informou o clube espanhol.
Desempenho dos jogadores
Um dos motivos de tamanha repercussão, majoritariamente negativa, pela insatisfação da derrota de Vini Jr. e vitória de Rodri foi a diferença do desempenho dos dois atletas na temporada.
Nas suas atuações pela Seleção Brasileira e pelo Real Madrid, o brasileiro acumulou, em 49 jogos, 26 gols e 11 assistências. Além disso, apesar da má atuação na Copa América pela Seleção Brasileira, Vinícius venceu a Champions League, Supercopa da Espanha e a La Liga. Já Rodri, em 63 jogos realizou 12 gols e 14 assistências, vencendo a Premier League, a Supercopa da Europa e o Mundial de Clubes da FIFA pelo Manchester City e a Eurocopa pela Seleção Espanhola.
No entanto, vale ressaltar que os dois jogadores atuam em posições diferentes dentro do campo. Enquanto Rodri é meio-campista, Vini Jr. é atacante.
Em entrevista ao Jornal Contexto, Lucas Pedrosa, comentarista do SBT Rio, relata que “Vinicius foi o jogador mais decisivo da Champions League, a maior competição em ano que não acontece a Copa do Mundo, e por mais que eles tenham colocado um peso enorme para a Eurocopa, nunca foi assim. A Eurocopa é importante, mas a temporada é muito maior do que uma só competição”.
Em relação à temporada de Rodri, Lucas menciona que “o único fator que pode ter pesado em relação a ele foi a regularidade. É indiscutível que ele é um jogador muito regular, não oscila para cima e nem para baixo, faz jogos muito bons sempre”.
Ao comentar sobre o desempenho de Vini Jr. e Rodri, Marcelo Rodrigues, comentarista de futsal do SporTV, também abordou sobre o poder decisivo do jogo do brasileiro. “Ele [Rodri] marca bem, passa muito bem, tem uma saída de jogo extraordinária, pisa na área, tem boas assistências e faz gols, mas não foi decisivo como Vini foi”, comenta.
Votação da categoria de Melhor Jogador do Mundo
A eleição de melhor jogador do mundo é feita por 100 jornalistas, um de cada país no ranking da Fifa. Estes jurados recebem uma lista com 30 nomes da temporada, definidos pela redação do “L’Équipe”, revista parceira da Ballon d’Or, e embaixadores da União das Associações Europeias de Futebol (Uefa).
Cada jornalista é responsável por escolher 10 desses atletas e os organizar em um ranking, de acordo com os seus julgamentos sobre o desempenho de cada um na temporada. Assim, o primeiro colocado da lista recebe 15 pontos e os seguintes, em ordem, recebem 12, 10, 8, 7, 5, 4, 3, 2, 1. O jogador que obtiver a maior soma das pontuações, leva a Bola de Ouro.
Repercussão nas redes
O anúncio de que Vini Jr. não receberia a Bola de Ouro, deu início a uma repercussão da mídia e dos entusiastas de futebol do mundo todo. No Brasil, jornalistas e internautas revelaram sua insatisfação com o acontecimento, levantando as mais diversas hipóteses sobre o porquê da derrota de Vinícius.
Uma das principais pautas da discussão foi a ligação de Vinicius Jr. à luta racial. Desde 2021, o brasileiro sofre ataques de cunho racista e xenofóbico tanto nas redes sociais quanto ao vivo, em partidas que disputa. As ofensas vão de gritos durante os jogos a comentários em programas de televisão.
Marcelo Rodrigues menciona que a derrota de Vini na Bola de Ouro pode ter se dado por uma retaliação pelo fato do atleta ser tão ativo na questão racial. “É uma resposta maldosa, hipócrita e de falta de caráter de quem não gosta do comportamento de alguém que sofre racismo. Ao dar o prêmio para outra pessoa quando é claro que ele deveria ter vencido, eles estão querendo dizer: ‘é o seguinte, nós podemos tirar o seu prêmio quando nós quisermos, joga a sua bola daí, ganha o seu dinheiro e não precisa falar mais nada”, disse Marcelo. “Mas para mim, na realidade isso não é uma derrota, é uma vitória muito grande dele”, completou.

Comentarista Marcelo Rodrigues (Foto: Arquivo pessoal)
O comentarista Lucas Pedrosa também revela que na visão dele, há um cunho racista na situação. “O prêmio que Vinícius perdeu tem um tempero de racismo, sem dúvida alguma, porque é um jogador que tem uma causa social muito ativa na Espanha. Ele sofre racismo praticamente em todos os estádios que joga fora de casa, tem que se levantar contra isso o tempo inteiro e isso incomoda as pessoas que são racistas, seja de forma velada ou de uma forma mais clara”, comenta o jornalista.
Pedrosa ainda diz que “por bola jogada e por tudo que ele fez, ele merecia muito ser o melhor do mundo. Se uma pessoa tem a capacidade de não colocar ele no top 10, afetando a votação, só podem ser duas coisas: desconhecimento de futebol e racismo, na minha visão”.

Comentarista Lucas Pedrosa (Foto: Redes sociais)
Além disso, no dia 29 de outubro, logo após a cerimônia da premiação, o ex-apresentador do BBB, Tiago Leifert, expressou a sua opinião sobre a ausência de Vinícius no evento. De acordo com o jornalista, Vini deveria ter comparecido, assim seria o “campeão moral”. Entretanto, a fala não foi bem recebida pelos internautas e algumas celebridades, que despejaram críticas sobre o apresentador.
Em relação a ausência do Real Madrid e de Vinícius Jr., Pedrosa comenta que, na sua visão, “muitas vezes as pessoas encaram o negro como se ele tivesse que ter um comportamento de estimação, que não pode ter voz ativa, não pode se revoltar contra problemas e o Vini não tem que ser um negro de estimação, não tem que estar na premiação para aplaudir depois de ter sido injustiçado onde claramente, para mim, teve um viés racista, então acho que a postura dele foi correta em não aceitar a injustiça que ocorreu”.
Marcelo, ao comentar sobre a polêmica, diz que teria a mesma atitude de Vini. “Ele tem que tratar de jogar bola e continuar lutando contra essa estupidez e falta de caráter dos jornalistas que se uniram para votar em outra pessoa que não ele em protesto à luta dele contra o racismo”, relatou.
Ainda sobre o assunto, ele discorre mais sobre o protesto do atleta. “Vinicius Jr. vai conseguir mudar uma estrutura? Eu acredito que não, mas ele não tem que deixar de lutar. Se ele não venceu foi maldade, foi crueldade, foi falta de caráter, foi falta de respeito e sim, foi política e sim, foi racismo”, disse Rodrigues.
Diante a repercussão do caso, também surgiu o questionamento da credibilidade e do interesse na Ballon d’Or futuramente, principalmente entre os brasileiros.
O comentarista da SporTV diz que a premiação pode sim cair em descrédito. “Ou a Bola de Ouro toma vergonha na cara e age com discernimento, dignidade, honestidade e caráter, ou a premiação já caiu em descrédito”, diz Marcelo. O jornalista complementa que “o que fizeram com Vinícius Jr. dessa vez, foi uma covardia absurda”.
Já Lucas diz que não é de hoje que a premiação vem perdendo a sua credibilidade, principalmente depois que Cristiano Ronaldo, jogador português, começou a criticá-la. “Sem dúvida alguma, pelo menos para nós brasileiros, é um prêmio que a credibilidade vai cair muito, mas ainda há um glamour em ganhar a Bola de Ouro, até porque a gente teve vários vencedores, ainda é algo importante”, comentou.
Outro assunto muito discutido em relação à vitória de Rodri foi seu discurso ao receber a Bola de Ouro. O espanhol em sua fala disse que “muitos amigos me escreveram que o futebol ganhou, então por fim estou dando um pouco de visibilidade aos meio-campistas tão importantes, que às vezes temos o trabalho um pouco mais ofuscado”, o que revoltou alguns entusiastas e jornalistas nas mídias sociais.
Durante o GP de São Paulo de Fórmula 1, ocorrido no domingo (3), o ex-jogador Kaká – último atleta brasileiro a receber a premiação -, também comentou sobre a premiação. Em entrevista à Band, o ex-futebolista disse que o prêmio de Rodri foi merecido, assim como também seria se Vinícius tivesse vencido. “A forma da eleição aí acho que isso já é uma discussão um pouco mais profunda. Mas a competição é essa: tem favoritos e essas divergências acontecem. Espero que em breve a gente possa ver um brasileiro ganhando a Bola de Ouro novamente”, comentou Kaká.
Sobre o assunto, Vini Jr. e Rodri se pronunciaram no dia da cerimônia. “Eu farei 10x se for preciso. Eles não estão preparados.”, disse Vini em postagem na rede social X, antigo Twitter. Já Rodri, em sua chegada ao evento, disse que é um prazer ser indicado como um dos melhores jogadores. “É uma grande etapa, um grande passo. Não sei nada. Vamos ver o que acontece”, manifestou o espanhol.
