O médico oftalmologista Raul Aparecido Gonçalves Paula concorre pela terceira vez à prefeitura de Bauru

Por Antonio Vitor

Pela terceira vez candidato à prefeitura de Bauru, Raul Aparecido Gonçalves Paula, 63 anos, mais conhecido como Dr. Raul, tem como principais propostas de campanha resolver a crise de abastecimento de água e melhorar a saúde pública de Bauru.

Nascido e residente na cidade, o ex-vereador é médico especialista em oftalmologia, formado pela Faculdade de Medicina de Catanduva. Concluiu a residência médica em Oftalmologia no Instituto Penido Burnier, em Campinas, e fez mestrado na USP de Ribeirão Preto.

Para combater a falta de água na cidade, ele explica que a primeira coisa a ser feita é abrir poços artesianos em locais como Ouro Verde, Jardim Ângela e Jardim Solange, tendo em vista que nos locais em que já existem poços artesianos não há problema com a falta de água. “Precisamos abrir no mínimo mais 5 poços para essa região que é servida pelo Rio Batalha,” enfatiza o candidato.

Na área da saúde, a falta de vagas nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) é algo que vem incomodando a população. Atendimentos nos corredores, em cadeiras e até mesmo no chão são vistos de forma recorrente na cidade de Bauru e, sobre isso, o Dr. Raul aponta que  “nas UPAs é preciso aumentar o número de leitos, em pelo menos 15 leitos em cada uma das 4 UPAs de Bauru. Tudo isso para o melhor atendimento da população”.

Com projetos a longo prazo, o candidato tem em mente o hospital da criança e do adolencente, localizado no centro da cidade, para que possa ser acessível a todos os bairros. A ideia de um hospital de aproximadamente três andares visando a melhor saúde das crianças é inspirada no que foi feito em uma grande cidade do estado, como Guarulhos. “Hospitais com apenas um pediatra como temos hoje em dia não é o suficiente para nossa cidade, a ideia do hospital da criança e adolecente serve para solucionar problemas como esse”, reforça Raul.

Antes de se lançar na vida pública, Dr. Raul já havia acumulado vasta experiência na administração hospitalar. Ao assumir a diretoria do Hospital Beneficência Portuguesa de Bauru, ele aplicou seus conhecimentos médicos na atividade de gestão. Sob sua liderança, o hospital se tornou uma referência regional, especialmente no tratamento de doenças oftalmológicas, consolidando sua reputação como um gestor capaz e eficiente. Sua atuação no hospital o preparou para os desafios políticos, já que, segundo ele, a saúde e a administração pública possuem muitos paralelos no que se refere à necessidade de gestão eficiente e humanização no atendimento.

Sua carreira política iniciou em 2012, quando se candidatou e foi eleito vereador com 3.370 de votos pelo Partido Verde (PV). Desde então, o atual candidato vem atuando cada vez mais no mundo político.
Como vereador, Dr. Raul apresentou projetos voltados para a área da saúde, como, por exemplo, o que criava prioridade para diabéticos nas filas das unidades de saúde e implementação de exames para crianças abaixo de cinco anos, ambos voltados para melhorar o acesso ao atendimento especializado.

No período em que ocupou uma cadeira na Câmara Municipal, de 2013 a 2016, Dr. Raúl se concentrou em questões relacionadas à saúde. No entanto, sua atuação, focada em uma única área, gerou críticas de alguns eleitores, que esperavam uma atuação mais ampla.

“Ele apareceu muito pouco como vereador na cidade. Até conseguiu executar alguns bons projetos, mas infelizmente apareceu muito pouco”, afirmou Mário Palomo, administrador de condomínios e morador de Bauru, refletindo um sentimento comum entre os cidadãos, que esperavam uma maior presença de Dr. Raul em outros setores além da saúde.

Buscando ampliar sua atuação política, em 2010 Dr. Raul se candidatou a deputado federal, mas não obteve sucesso nas urnas, mesmo com seu passado político e profissional. Já em 2018, ele se candidatou a deputado estadual, mas também não obteve sucesso.
Em 2020, pelo Democratas (DEM), Dr. Raul chegou ao segundo turno das eleições municipais, com 33,28% dos votos, enfrentando Suéllen Rosim, do Patriota, que obteve 36,12%. No segundo turno, Suéllen venceu com 55,98% dos votos, enquanto Dr. Raul alcançou 44,02%, uma diferença de aproximadamente 19 mil votos, consolidando sua posição como um dos principais nomes na política local, apesar da derrota.

Dr. Raul afirma que só está colocando sua candidatura em jogo porque ninguém contemplou os seus projetos até hoje. “Não haveria necessidade de colocar minha candidatura em jogo. Estou colocando ela em jogo pois 95% das minhas propostas não foram contempladas pelos governantes”, diz. Dr. Raul acredita que já fez o suficiente e agora quer melhorar a cidade que ele tanto ama para que seus netos e toda a população possa viver bem. Sua ideia é não perder a população de Bauru para outras cidades e manter a cidade atualizada com as novas tecnologias. “Tendo vontade e a caneta na mão, você pode ter certeza que vamos mudar a cidade”.
Completando a chapa, Graziela Galvão, pastora e conselheira tutelar, é a candidata a vice-prefeita. Formada em Administração de Mercados e Gestão de Comércio Exterior, Graziela é estudante de Direito e já atuou como presidente do Conselho Tutelar de Bauru. Essa é a primeira vez que ela se envolve ativamente em uma campanha política, trazendo uma perspectiva cristã para a candidatura.

Deixe um comentário