Em entrevista exclusiva para o jornal Contexto, por chamada de vídeo, na última sexta-feira, 27 de setembro, o candidato à prefeitura pelo Partido Verde (PV), Clodoaldo Gazzetta, contou sobre suas origens, a carreira e suas propostas caso seja eleito.
Por Júlia França
Depois de ter sido prefeito de Bauru de 2017 a 2020, o biólogo formado pela Unesp Clodoaldo Gazzetta é candidato à prefeitura pelo Partido Verde, em coalizão com o PT e o PCdoB. Ele entrou na corrida eleitoral no lugar de Ricardo Crepaldi, também do PV, que teve problema no registro de sua candidatura.
Clodoaldo Armando Gazzetta nasceu dia 20 de setembro de 1968, em Campinas – SP. Quando completou sete anos de idade, se mudou para Bauru, cidade de sua mãe. Professora e bauruense, Dóris Lambertini faz parte de umas famílias responsáveis pela fundação da Vila Falcão, primeiro bairro de Bauru.
Sobre a importância da cidade em sua vida, Gazzetta destacou seu amor e conhecimento sobre o município. “Bauru é a minha casa, minha grande paixão. Eu estudo essa cidade desde que eu me conheço por gente porque eu já fui candidato sete vezes à prefeitura da cidade”, disse.
Indagado sobre o que o motivou a entrar na política, o biólogo mencionou seu avô paterno, ex-prefeito da cidade de Nova Odessa, perto de Campinas. Além de seu avô, Clodoaldo também tem na família outra raiz política. Sua irmã é a candidata a vereadora Débora Gazzetta, também pelo Partido Verde (PV). “Talvez isso esteja na família: o dom, a vocação, a ideia de poder ajudar, de colaborar”, diz.
Biólogo formado pela Unesp, o ex-prefeito de Bauru foi um dos fundadores do Partido Verde na cidade, em 1991. Sobre isso, ele enfatizou como suas ideias sincronizam com as do partido. “Por ser biólogo, ambientalista, eu sempre tenho uma ideologia e uma familiaridade com as bandeiras do Partido Verde”, afirmou.
Clodoaldo Gazzeta militante do PV em 1992 (Foto: Reprodução Instagram)
Em 1993, foi escolhido para ser secretário do Meio Ambiente, na gestão do prefeito Tidei de Lima. Durante o mandato, que durou até 1996, ele inaugurou o Jardim Botânico de Bauru, implementou a coleta seletiva na cidade e foi responsável pelo projeto “Pinte Bauru de Verde”, que fez a cidade entrar no Guinness Book, livro mundial dos recordes, por plantar a maior quantidade de árvores em um dia.
Plantação de mais de 10.000 árvores no dia 05 de junho de 1993 (Foto: Reprodução Instagram)
Antes de chegar ao Palácio das Cerejeiras como chefe de executivo, Clodoaldo Gazzetta se candidatou outras quatro vezes para a prefeitura nos anos de 1992, 2004, 2008 e 2012. Já em 2016, filiado ao PSD, o ambientalista foi vencedor do segundo turno contra Dr Raul, com 59,96% dos votos válidos e foi eleito prefeito da cidade.
Sobre seu mandato, o agora candidato destacou como dificuldades as grandes enchentes de 2017, a crise da dengue, a pandemia em 2020, e ainda ressaltou as crises financeiras de Bauru e o pouco investimento que o município recebe.
Clodoaldo Gazzetta durante gestão na pandemia (Foto: reprodução Instagram)
Questionado sobre o que o tirou da prefeitura, Gazzetta respondeu que não saber levar informações pelas redes sociais foi o grande algoz de sua derrota. “As grandes obras que eu realizei, a questão do tratamento de água e a titulação da casa das pessoas, são ações que nós implementamos, marcantes para a história da cidade e eu não consegui dar publicidade para isso”, declarou.
Clodoaldo é casado com a também bióloga Lázara Gazzetta (59), que conheceu durante seu período na Unesp. Sobre isso, ele relembra que a conheceu quando ela era sua veterana na faculdade.
Casamento de Clodoaldo Gazzetta e Lázara Gomes Gazzeta (Foto: Reprodução Instagram)
Os dois trabalharam juntos na Ong SOS Mata Atlântica de 2001 a 2005 e do casamento surgiu a psicóloga Ana Luiza, também formada pela Unesp de Bauru. Sobre ela, o biólogo conta que contou com o incentivo da filha para se candidatar esse ano.
“Quando começamos a acompanhar o horário eleitoral ela me disse: Pai, acho que o que estão falando na televisão foi tudo que você fez e deixou pronto e a atual prefeita está só colocando a foto para dizer que é dela. Você não acha que está na hora de repensar em ser candidato?”, revelou o ex -prefeito.
Lázara, Ana Luísa, cachorro Teddy e Clodoaldo Gazzetta (Foto: Reprodução Instagram)
Uma nova chance
Nas eleições de 2024, Clodoaldo Gazzeta volta para o Partido Verde e entra no lugar de Ricardo Crepaldi, engenheiro ambiental e militante do Partido Verde, que teve o registro de sua candidatura negado por problemas na comprovação do domicílio eleitoral. Em comentário sobre sua volta para o partido que ajudou a criar em 1991, Gazzeta brinca: “dizem que o bom filho à casa torna né? Eu tô voltando pra minha casa”, afirmou.
Ao final da entrevista, o biólogo foi perguntado sobre suas propostas nos eixos de moradia, abastecimento água e saúde. Sobre o primeiro tópico, Gazzeta afirmou que, caso eleito, pretende ir até Brasília para se reunir com o presidente Lula e discutir questões de moradia na cidade e o apoio no programa Minha casa, Minha vida.
Sobre o problema da água, ele enfatizou suas ações em seu mandato como a interligação dos poços e formação do plano de contingência e prometeu realizar obras que irão buscar mais água do Rio Batalha e também construir a estação de tratamento de água.
Já no campo da saúde, o candidato prometeu buscar ajuda financeira do governo do estado para fortalecer o Hospital das Clínicas de Bauru. “Nosso hospital municipal é o HC, ele já está em funcionamento”, declarou. Além disso, ele afirmou, diferente do que dizem outros candidatos, que não tem a intenção de criar um novo hospital na cidade pois, segundo ele, a prefeitura não possui caixa para issso. “A atual prefeita fala, ninguém teve coragem de fazer, e nem ela fez porque só tem a maquete e ela sabe que a cidade não tem dinheiro”, revelou.
Questionado sobre como será sua relação com o governador Tarcísio caso seja eleito, Gazzeta disse que planeja trabalhar em harmonia, assim como já fez com os outros líderes com quem teve que lidar em seu primeiro mandato.
“A parceria vai ser a melhor possível, quando fui prefeito passei por três presidentes da república: Dilma, Michel Temer e Bolsonaro, e também por quatro governadores, Geraldo Alckmin, Márcio França, João Doria e Rodrigo Garcia”, declarou.
É importante frisar que, ao contrário do que diz o candidato nesta fala, ele passou em seu mandato como prefeito de Bauru apenas por três governadores. O último mencionado por ele, Rodrigo Garcia, foi empossado já durante o mandato da atual prefeita, Suéllen Rosim.
Clodoaldo Gazzetta em 2023 (Foto: reprodução Instagram)
