Em entrevista coletiva, o jornalista bauruense dialoga sobre a carreira
Por Lucas Marengoni
“Você não sabe até onde o seu trabalho pode te levar”. Esta frase é de Bruno Ribeiro. Natural de Bauru, o jornalista é um comunicador veterano. Porém, há alguns anos, esteve na mesma sala de aula que hoje visita, no câmpus da Unesp. Agora formado e com vasta experiência na área, Bruno concedeu uma entrevista coletiva aos alunos de Jornalismo na manhã desta terça-feira, 17, momento em que recapitulou algumas passagens de sua trajetória acadêmica e profissional.
O ano era 2014. Ribeiro ingressava na Universidade Estadual Paulista como calouro de Jornalismo. Decisão esta inicialmente tomada por uma paixão que nutre até os dias de hoje: o esporte.
Ansioso por uma oportunidade de aplicar seu conhecimento esportivo na comunicação, idealiza e põe em prática um ambicioso projeto. Durante uma greve, ele conta, surge a Locomotiva Esportiva. Produzido por estudantes, o site voltado para o hard news se destacava pelas coberturas de pré e pós jogos, entrevistas e material para o audiovisual, como o YouTube.
“Quando você vai para a ‘rua’, o aprendizado é muito maior”, destaca Bruno ao rememorar a experiência. Atuando fora dos muros da universidade, descobre que presenciar o acontecimento é uma das ferramentas mais importantes para um bom trabalho jornalístico.
Em 2015, no segundo ano de sua graduação, Ribeiro recebe a oportunidade de estagiar na Editora Alto Astral. Com foco na produção e venda de revistas, o entrevistado compartilha o feliz percurso que realizou na empresa. Nela, pôde expandir os seus horizontes e escrever sobre pautas mesmo sem familiaridade prévia, aspecto que contribuiu para a sua maturidade profissional. “Evite saber muito de pouco. Saiba um pouco de tudo”, aconselha aos alunos ouvintes.
Da mesma forma com que entrou na editora com brilho nos olhos, viu de perto o declínio da mídia impressa, um evento previsto dado o avanço de outras plataformas. Considerando isto, seu próximo passo foi se reinventar. Para o jornalista que sempre demonstrou aptidão para o texto, Bruno se desafiou em frente às câmeras enquanto repórter na TV Prevê, um canal educativo e de conteúdo para Bauru e região. Lá, o entrevistado participou de momentos significativos, como a mediação do debate de segundo turno e cobertura das eleições municipais do ano de 2020.

Ribeiro demonstra contentamento em tudo o que exerceu enquanto jornalista. Na TV, aperfeiçoou suas habilidades comunicativas, descobriu novas formas de transmitir uma mensagem e formou rede de contatos, o networking. Este elemento, em específico, é bastante citado durante a sua apresentação. Isso porque afirma que manter uma boa relação no ambiente profissional, e mesmo com as fontes – aqui com o devido distanciamento que pede o Jornalismo —, é fundamental para que se crie uma imagem positiva e para a possibilidade de oportunidades futuras.
Apesar da enriquecedora experiência que teve no audiovisual, Ribeiro não nega as dificuldades que o cotidiano apresenta, como os curtos prazos e a carga de trabalho imposta ao jornalista, de quem se espera a realização de múltiplas tarefas e saberes.
Desde 2023, Bruno Ribeiro se estabelece como assessor de imprensa e gerente de comunicação e marketing do Bauru Basket. Como em tudo o que fez, ele agora adentra um diferente caminho. Do jornalista tradicional que apontava as problemáticas, atualmente a perspectiva se volta para o cuidado com a imagem de uma empresa.
Próximo aos 30 anos de idade e com satisfação ao olhar o trajeto que percorreu, o entrevistado conclui que pretende se manter em movimento, aberto para transformações e ao novo, onde quer que isso o leve.
