Érika Alfaro de Araújo, jornalista, professora e editora-chefe do Contexto

A entrevista como técnica e como gênero é um dos eixos da disciplina laboratorial Jornalismo Textual, ministrada pelo Prof. Dr. Mauro de Souza Ventura para as turmas do primeiro ano do curso de Jornalismo da Unesp Bauru. O contato com as fontes, a preparação para o diálogo, a escuta atenta de cada fala, a observação dos detalhes e a forma de empregar declarações no texto jornalístico são alguns dos pontos abordados ao longo do semestre.

Em uma necessária combinação entre teoria e prática, um exercício foi preparado para os estudantes do diurno com o intuito de funcionar como uma entrevista coletiva. Para isso, o jornalista bauruense Bruno Martins Ribeiro foi convidado. Na primeira parte da atividade presencial, o egresso apresentou para os alunos-repórteres diversos aspectos de sua trajetória profissional. Em seguida, uma sessão de perguntas foi organizada.

O jornalista Bruno Martins Ribeiro em entrevista aos alunos-repórteres do Jornal Contexto. A mediação foi realizada pela professora Érika Alfaro de Araújo (Foto: Mauro de Souza Ventura)

A partir das informações coletadas, o trabalho de escrita teve início. Entre os tantos desafios da nova experiência estava o prazo de entrega da matéria finalizada e impressa: o final da aula. A ideia era que os discentes vivenciassem a emoção do deadline e mantivessem o foco com o conteúdo fresco na memória.

Assim, os presentes se dedicaram à produção de um perfil jornalístico. E alguns dos resultados podem ser conferidos pelas leitoras e pelos leitores aqui no Jornal Contexto.

Esperamos que gostem.

Boa leitura!

Deixe um comentário