Semana de jornalismo oferece oficina de oratória para os estudantes, confira como foi
Por Isabel Assis

No dia 25 de setembro, durante a Semana de jornalismo de 2024, a professora doutora Vivianne Lindsay Cardoso, do departamento de Comunicação Social ministrou a oficina de Oratória: a arte de falar em público.
“A oratória é uma ferramenta muito importante para o jornalista, em todas as suas áreas de atuação, especialmente naquelas que exigem expor muito o corpo e a voz. Na nossa grade, eu vejo que de repente a oratória é uma ferramenta absorvida pela disciplina de assessoria de imprensa e comunicação. Então eu pensei em administrar essa oficina, porque acredito que temos essa necessidade”, contou a professora, quando questionada sobre o porquê de ter escolhido ministrar esse tema.
Vivianne dividiu a oficina em três momentos e começou a exposição através da parte teórica, explicando o porquê da oratória ser tão importante para quem é da área da comunicação. “Quem é do jornalismo precisa saber se expressar, independente da presença de público ou não. Toda comunicação tem uma proposta: transmitir uma informação, e precisamos saber dominar isso”, explicou a professora.
Logo após a exposição de dois momentos teóricos, a professora iniciou a parte prática, na qual os alunos puderam exercer aquilo que aprenderam anteriormente. Situações problemáticas foram expostas para que, desta forma, os alunos pudessem colocar a boa postura, a boa imposição de voz e as dicas da professora em prática.
Ou seja, a oficina abrangeu diversas áreas, visto que as dicas são úteis para todas as instâncias. A aluna Ana Clara Archanjo, estudante do último ano do curso de jornalismo na Unesp, contou porque escolheu participar da oficina.
“Eu escolhi essa oficina porque sinto que durante a faculdade toda eu tive um déficit muito grande no que se diz respeito a oratória, a gente pode praticar isso durante esses anos, mas eu não recebi a teoria. Por isso achei crucial ter essa oportunidade de participar dessa oficina, com certeza vai ser muito importante para a minha formação, trazendo muitos conhecimentos”, expressou a aluna.
