O professor apresentou a oficina de startup de jornalismo

Por Elisa Brassoroto

Foto/Reprodução: Linkedin

 O campus da Unesp Bauru recebe nesta semana mais uma edição da ‘Semana de Jornalismo’, o evento que visa unir a tradição e a transformação da profissão.

 Nesta segunda-feira (23) o Professor Doutor Francisco Rolfsen Belda deu início às atividades da semana de jornalismo com sua oficina “Startups de Jornalismo – Negócios, Processos e Produtos Digitais”. A oficina explorou técnicas de modelagem para os meios digitais com o objetivo fomentar o lado empreendedor, em especial no contexto de mercados emergentes para a prática jornalística.

 O palestrante Francisco Belda é Professor do curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia, ambos da Unesp, e diretor de operações do Projor – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo, com mais de 25 anos de experiência em gestão de empreendimentos de comunicação e mídia digital.

 O docente explica um pouco mais acerca do evento, “Essa oficina já foi oferecida em outras oportunidades, e esse é um tema que eu venho trabalhando em cursos na área de pós-graduação já há algum tempo no programa de mídia e tecnologia.” o palestrante também  completa,  “Pela primeira vez nós passamos a oferecer uma parte desse conteúdo também no nosso curso de graduação em jornalismo, a partir desse ano de 2024, quando se iniciou a disciplina de gestão em produto jornalístico.”

 Com referenciais bibliográficos em livros da Universidade de Harvard, o professor desenvolveu seu conteúdo e explicou as bases e estratégias para se iniciar uma startup de jornalismo. Belda também dinamizou sua oficina, e trouxe atividades práticas, para que o público participante pudesse entender como funciona uma startup propriamente dita.

 O palestrante ainda trouxe a visão de negócios para sua oficina, e explicou que qualquer primeiro passo é um início. “Às vezes a gente pensa “O mercado é pequeno”, mas tem demanda. Vai ter público para consumir meu blog, consumir meu canal. […] O negócio não precisa ser grande, ele precisa ser do tamanho exato da sua ambição.” O professor encerrou sua participação no evento com uma roda de perguntas acerca da exposição.

 A semana de jornalismo se encerrou nessa sexta-feira (27) no campus da Unesp Bauru.

Deixe um comentário