Convidada para o evento, a jornalista Tainá Goulart falou sobre sua trajetória na profissão

Tainá Goulart possui mais de 11 anos de carreira no mercado jornalístico (Foto: Esther Chahin)

Por Esther Chahin

A Semana de Jornalismo 2024 iniciou em tom de celebração: ela comemora os 40 anos desde a fundação do curso na Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design (FAAC) da Unesp Bauru. O primeiro dia de evento, segunda-feira (23), fez jus ao caráter celebratório desta edição ao prestigiar os acadêmicos, servidores e discentes que compuseram essa história.

Após as oficinas – que se estenderam por toda a tarde – e a conferência de abertura, ocorreu o evento principal do dia: a mesa-redonda ‘Mil em um: o jornalista formado pela Unesp’, no Auditório da Central de Salas.

Com início às 20h, a atividade reuniu importantes nomes do campo jornalístico cujas trajetórias na profissão se iniciaram na FAAC. João Correia Filho, Tainá Goulart e Thiago Theodoro foram convidados para expor suas experiências na graduação e no mercado de trabalho. 

A mesa-redonda foi aberta pelo aluno Felipe Nunes, que agradeceu aos apoiadores e patrocinadores do evento, além de apresentar os egressos convidados ao público presente. Com mediação da Profª. Dra. Ângela Maria Grossi, João, Tainá e Thiago apresentaram resumidamente as motivações que os guiaram na escolha de carreira e suas respectivas jornadas profissionais.

Em tom descontraído, Tainá brincou: “entrei em jornalismo porque errei na inscrição”, mas a jornalista, que possui experiência em veículos como Folha de S. Paulo, Caras e Marie Claire, não se mostrou arrependida com sua escolha. 

“Em Bauru, ganhei uma família. Para mim, jornalismo é humanidade, entrei na carreira porque gosto de contar histórias”.

Tainá também comentou as dificuldades enfrentadas na vida profissional após ter se tornado mãe, além do novo empreendimento que idealizou com a “tentativa de transformar o jornalismo”. A revista GouMag, fundada pela egressa, conta com as editorias de Beleza, Comportamento, Cultura, Moda e Saúde. 

Após a apresentação pessoal dos egressos convidados, o público pôde sanar suas dúvidas e curiosidades através de duas rodadas de perguntas. Na primeira delas, Tainá revelou que ambiciona seguir carreira acadêmica. “Quero iniciar um mestrado e me tornar professora universitária”. 

Ainda sobre sua próxima meta, a jornalista afirma que ensinaria saúde mental aos graduandos em Jornalismo, relatando o quanto a rotina de um profissional da área pode ser estressante – Tainá chegou a desenvolver epilepsia, diz. 

Na segunda rodada de perguntas, a jornalista, quando questionada sobre as recentes mudanças no seu campo de atuação, apontou o imediatismo que prevalece na profissão atualmente. “Não fazemos mais reuniões de pauta como costumávamos. Hoje, é tudo mais rápido”. Para finalizar, Tainá aconselha os estudantes que estão iniciando no mercado de trabalho a criar  um bom networking e ser proativos.

A Semana de Jornalismo 2024 ocorre entre os dias 23 e 27 de setembro. As atividades desenvolvidas contemplam oficinas, mesas-redondas, diálogos e exibições de projetos audiovisuais desenvolvidos pelo corpo discente do curso. Para mais detalhes da programação, acesse https://eventos.faac.unesp.br/jornalismo2024/.

Deixe um comentário