Trabalho apresentado no GT Economia política das Comunicações estuda os motivos da queda de audiência do Universo Cinematográfico Marvel

Texto e foto de Kayo Gonçalves Bezerra

Bauru, 21/08/2024

De 19 a 22 de agosto a Unesp Bauru recebe o XVII congresso ALAIC, com variados grupos de trabalho, (GT’s), e de interesse, (GI’s). O tema deste ano foi “Desinformação, automação e democracia: os desafios da Comunicação”.

No GT “Economia política das comunicações”, um dos assuntos apresentados foi “O universo cinematográfico Marvel e sua fórmula como um padrão tecno-estético: Desafios na Fase 4” apresentado pela mestranda em comunicação pela UEL, Bruna Luquez Amaral, que também teve a Marvel como seu tema de TCC em Letras com o trabalho “A Construção dos Sentidos na Minissérie WandaVision – Uma Abordagem Semiótica”.

Foto: Bruna Luquez Amaral

Nesta apresentação, Bruna trouxe uma visão aprofundada sobre o decadência do Universo Cinematográfico Marvel (UCM), começando pelo final da fase 3 e início das fases 4 e 5.

Segundo a pesquisadora, a Marvel traz em quase todos os seus filmes a mesma fórmula “mágica” que mantinha uma audiência fiel em todos os longas. 

Com uma pitada de ação logo de cara, um enredo bem definido e um vilão estabelecido, a fórmula permitia uma sucessão de acontecimentos com uma primeira batalha perdida, outra tensa, com os dois lados pareo a pareo, e uma terceira trazendo a vitória aos heróis. 

Porém, desde “Vingadores: Guerra Infinita” houve uma despadronização e, de acordo com Bruna, isso começa a mudar o estilo já garantido da empresa.

Um outro ponto importante apresentado pela pesquisadora é que a falta de qualidade dos filmes e séries recentes pode estar também afastando os fãs. Com uma equipe muito pequena e uma sobrecarga de trabalho, o CGI de algumas obras, como a série “Mulher-hulk” e o filme “Doutor Estranho no multiverso da loucura” foram duramente criticados pelos fãs do UCM. A Visual Capitalist demonstrou, em um gráfico, que a partir de “Vingadores: Ultimato” a maioria das produções não passou de 1 bilhão arrecadado, o que é bem ruim para um padrão Marvel, que antes tinha 8 filmes passando a marca do bilhão.

“A Marvel tem um público muito amplo, com os fãs dos quadrinhos e dos filmes, e sair do padrão afeta o bolso”, comentou Bruna.

Deixe um comentário