Análise sobre a rede social da ex-primeira-dama é apresentada no Congresso da Alaic.
Texto e foto de Bruna Santini
Bauru, 20/08/2024. “O Papel da Primeira Dama na Construção do Discurso Populista: uma análise do instagram de Michele Bolsonaro ao longo do primeiro ano de mandato de Jair.” Esse foi o tema apresentado por Michelle Moreira Braz, hoje, 20 de agosto de 2024, durante o congresso da ALAIC, o maior congresso de comunicação da América Latina, no campus da Universidade Estadual Paulista (UNESP), em Bauru.
A professora Michelle e sua orientanda Milena Carolina de Almeida, surgiram com essa ideia de tema após perceberem que Jair Bolsonaro transformou sua família em um clã, onde cada membro tem uma função para alavancar sua campanha eleitoral. Desta maneira, decidiram analisar o Instagram de Michele durante o primeiro ano de mandato de Bolsonaro.
Michelle começa apresentando o contexto histórico de primeira dama, contando que a primeira a ganhar notoriedade foi Darcy Vargas, e logo após fez uma comparação: Darcy era coadjuvante, apenas um manequim sorridente, enquanto isso, Michele tem voz e se faz próxima da população, porém, as duas estão diretamente ligadas.
Foi feita a análise de 135 postagens do instagram de Michele, durante o período de 1º de janeiro até 31 de dezembro de 2019. Nessas publicações foram encontradas as quatro frentes que compõem o “primeiro-damismo” de Darcy Vargas, sendo elas feminilidade, maternidade, assistencialismo e domesticidade.
Em uma análise mais aprofundada, separam as 135 postagens nesses 4 núcleos, analisando quais elementos apareciam mais em cada.
Assistencialismo se fez mais presente na rede da ex-primeira-dama, com um percentual de 48%. É perceptível que a maioria das fotos tem uma qualidade caseira. Ela quer mostrar que está no evento, sendo humilde e solidária e 20% de suas fotos destacam a feminilidade. Michele aparece com outras mulheres, predominantemente evangélicas, ou sozinha, com fotos tiradas por fotógrafos, trabalhando a iluminação dramática e flertando com a câmera, apresentando sua delicadeza e essência feminina.
Domesticidade tem o percentual de 14%. A maior parte das fotos são junto do marido e da filha, a maioria orando. Nessas imagens Michele usa muito do foque e desfoque e contrastes.
Por último, maternidade com 11% de percentual. O público infanto- juvenil e sua filha são destaques nessa categoria de postagens.
Concluindo, Michelle Braz destaca que a ex-primeira-dama apresentou uma brusca mudança em relação ao seu instagram, já que antes de Jair ser eleito, Michele era mais reclusa em suas postagens.
Também aponta que a primeira-dama pode ser uma combinação dos valores do presidente ou uma compensação. Michele Bolsonaro é a compensação de seu marido. Enquanto Bolsonaro se mostra grosseiro e fanfarrão, ela está ao seu lado, se mostrando uma mulher delicada, submissa e até mesmo quase angelical.

À esquerda, a professora Michelle Moreira Braz
