Pesquisador Gabriel Kaplún reflete sobre a importância do diálogo para Comunicadores
Texto de Ana Gabriela Bezerra e foto de Vítor Cocito

Bauru, 20/08/2024. “Como que um educador e pedagogo tem sido tão influente na comunicação?” Foi com este questionamento que o professor da Universidade da República do Uruguai (Udelar), Gabriel Kaplún, abriu sua apresentação na mesa em que se discutia o “Pensamento comunicacional latino-americano: Diálogos com Paulo Freire” durante o XVII Congresso da ALAIC na manhã desta terça-feira, 20.
O professor titular do Departamento de Especializações Profissionais da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC-Udelar), mestre em Educação e doutor em Estudos Culturais na América Latina, destacou a importância de Paulo Freire não apenas na educação, como também na área da comunicação.
Durante a conferência, Kaplún comparou alguns pontos da proposta pedagógica discutida nas obras de Freire e que podem ser aplicadas nos estudos de comunicação, enfatizando, por exemplo, a comunicação através do diálogo. “Creio que seguimos formando muitos dos estudantes das faculdades de comunicação para comunicar, mas não tanto para ajudar-nos a comunicar”, afirmou o pesquisador.

Para ele, um bom comunicador é aquele que consegue transmitir bem e por todos os meios possíveis, pois assim o diálogo seria facilitado e propõe uma discussão através das teorias freirianas.
Gabriel Kaplún também propõe uma reflexão ao comparar um outro ponto da obra de Freire, quando afirma que toda educação é um ato político. Para ele, toda comunicação também é política.
