Texto e foto de Gustavo Rodrigues
Bauru, 20/08/2024. Na tarde de hoje, terça-feira, dia 20, o Laboratório de Pesquisa e Extensão em Mídia e Acessibilidade, Biblioteca Falada, realizou a apresentação de um dos principais trabalhos em execução, o projeto SIGA: Guia Acessível da Cidade, no maior congresso de comunicação da América Latina.
O congresso da Associação Latino-Americana de Pesquisadores da Comunicação (ALAIC) acontece durante toda a semana e é o maior da América Latina. O evento contou com apresentações temáticas de diferentes temas e, em um dos grupos temáticos de hoje, o público conheceu o projeto SIGA.
O projeto SIGA tem como objetivo democratizar o acesso de espaços ao levar às pessoas com deficiência visual e ao público geral informações sobre diversas localidades da cidade de Bauru que partam das demandas do público alvo para o acesso à cultura e formação individual. As informações são disponibilizadas em áudio com descrição detalhada de características espaciais, arquitetônicas, estruturais e estilísticas de cada local e podem ser acessados por meio do site e do aplicativo acessível e gratuito chamado “Siga”.

Em entrevista, Bianca Luisa Sousa dos Santos, uma das apresentadoras do projeto no congresso, falou um pouco sobre a importância de expor o projeto no evento. “Não estamos trabalhando nesse projeto para ele ficar parado, então apresentá-lo para as pessoas importantes que estão presentes é uma grande oportunidade para fechar parcerias e abrir portas para crescer com o projeto”, explicou ela.
Também é importante colocar a acessibilidade em pauta no campo da comunicação e no dia-a-dia das pessoas, pois os recursos acessíveis devem estar presentes em todos os espaços, virtuais ou não”, complementou Bianca Santos.
