Texto de Kauã Coelho e Marcela Jardim e fotos de Gabriel Sanches 

20/08/2024- 17H00

Nesta terça-feira (20), na cidade de Bauru, dona do maior campus da UNESP e um dos mais renomados cursos de Jornalismo do país, recebeu o XVII Congresso da ALAIC, no auditório principal da universidade. O tema central, Desinformação, automatização e democracia: os desafios da comunicação, será abordado por centenas de cientistas de toda a América Latina entre os dias 20 e 22 de agosto, com palestras e apresentações durante o período da manhã, tarde e noite.

“Declaro aberto o décimo sétimo congresso da Associação Latino-Americana de Pesquisadores em Comunicação na Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho na Faculdade de Artes, Arquitetura, Comunicação e Design”, declarou o vice-diretor em exercício da FAAC, Juarez Tadeu. 

O professor da pós-graduação em Mídia e Tecnologia também reforçou o compromisso e responsabilidade de denunciar o que foi o colonialismo. “Além de pesquisa, política e cultura, o que nos une é a luta contra a necropolítica num processo sistemático permanente que sofremos na América Latina, o combate contra a aniquilação dos povos originários, população segregada e periférica de toda a América”.

A Diretora do comitê de organização, professora Maria Cristina Gobbi, em seu agradecimento durante a cerimônia de abertura, mencionou que há mais de 940 trabalhos inscritos compostos por mais de 1500 autores distintos. O evento conta com 23 Grupos Temáticos e  6 Grupos de Interesse. Para comportar o congresso foram necessárias 28 salas além de auditórios para as 97 apresentações presenciais e as 36 remotas, totalizando 136 apresentações durante a conferência. Por fim, a professora de Jornalismo reiterou que “sem cada um dessa equipe seria impossível realizar essa tarefa”.

Maria Cristina Gobbi, diretora do comitê de organização da ALAIC

Outra das autoridades acadêmicas presentes na mesa de abertura, o professor da UnB e presidente da ALAIC, Fernando Oliveira Paulino, explicou que “a defesa da democracia nos permitiu fazer esse congresso sobre ‘Desinformação, automatização e democracia: os desafios da comunicação’, debater os limites das atividades totalitárias e defender a liberdade”.

A missão principal da assembleia é perpetuar o avanço da pesquisa em comunicação na América Latina, enquanto fortalecemos uma comunidade acadêmica dedicada à liberdade, qualidade e colaboração contínua”.

Paulino anunciou, ao final de sua fala, que a próxima edição do Congresso da ALAIC será em Monterrey, no México.

Fique por dentro de palestras e atividades que os estudantes de jornalismo estarão produzindo para o Jornal Contexto.

Público da abertura da 17ª edição do Congresso da ALAIC

Deixe um comentário