O professor da UnB e presidente da ALAIC Fernando Paulino falou sobre a relevância da Comunicação dentro e fora da América Latina

Texto de Pedro Perobelli e foto de Juliana Giacon

O professor da UnB e presidente da ALAIC Fernando Paulino

Bauru, 19/08/2024. Na noite desta segunda-feira (19), na UNESP Bauru, ocorreu o IV Fórum SOCICOM/ALAIC, que abordou a atuação das entidades científicas brasileiras da Comunicação na América Latina.

A SOCICOM, Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação, é uma organização destinada à consolidação da Comunicação como grande área do conhecimento, e se faz presente na ALAIC, tendo grande voz no evento. Um dos palestrantes presentes na mesa temática foi Fernando Oliveira Paulino, presidente da ALAIC e doutor e mestre em comunicação.

Para Paulino, o congresso tem grande importância ao ampliar o escopo de discussões acerca da Comunicação entre os países da América Latina, diversificando o repertório de pesquisadores e espectadores, bem como romper as fronteiras do conhecimento entre as nações do continente, assim reduzindo a distância causada pela língua e pela pouca divulgação de artigos e discussões entre os pesquisadores latinos.

Aliado a suas opiniões, ele trouxe uma citação do livro “América Latina: A Pátria Grande” de Darcy Ribeiro. No trecho, Darcy diz que nossa Comunicação, muitas vezes “se volta mais para fora, para os grandes centros mundiais, do que para dentro. As próprias fronteiras latino-americanas se tornam uma selva impenetrável, que mais isola do que comunica”. Assim, o professor reforçou a importância da ALAIC para estreitar as barreiras comunicativas dentro do nosso continente.

A fala do palestrante também abordou diversos outros temas, como o que ele chama de “pandemia da desinformação”, que “cresce junto com o avanço tecnológico, e que só pode ser combatida com comunicação de qualidade e participação integral de toda a sociedade, bem como políticas públicas”.

Em suma, as falas de Fernando Paulino enfatizaram a relevância do Congresso da ALAIC e da SOCICOM no fortalecimento das dinâmicas comunicativas da “pátria” latino-americana”.

Deixe um comentário