Professores relembram trajetória da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design
Texto de Beatriz Marrancone e foto de Giulia Morais

Professores Angela Grossi, José Carlos Plácido, Maria Cristina Gobbi e Juarez Xavier

Bauru, 19/08/2024. “A Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design é a minha eterna companhia”. A fala é de José Carlos Plácido, professor aposentado do Departamento de Design da FAAC, e foi dita durante a mesa temática “50 anos da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design e 40 anos do curso de Jornalismo da Unesp”, que integra a programação do 17º Congresso Latino Americano de Comunicação.

Fundada em agosto de 1974, a FAAC se tornou um dos grandes nomes entre as universidades brasileiras e já formou mais de 12 mil alunos em seus 50 anos de história.

E para homenagear tal marco, foi feita uma conferência nesta segunda-feira, 19 de agosto, no Auditório Guilhermão, na Unesp Bauru, com algumas das pessoas que contribuíram com o desenvolvimento da Faculdade.

Plácido iniciou a conversa contando sua experiencia nos primeiros anos da FAAC. “A gente vivia uma dificuldade muito grande para implantar não só os laboratórios e salas de aula necessários, mas também de infraestrutura. Nós estávamos dispersos dentro deste campus, os nossos departamentos estavam todos espalhados.”

Ainda assim, ele relembra com carinho esse período de evolução. “Foi uma transição bastante difícil, mas que eu considero que valeu a pena a gente ver todo o processo que se passou no patamar que estamos hoje.”

Para o professor e vice-diretor da FAAC, Juarez Tadeu de Paula Xavier, “A FAAC surge em um momento de contra-narrativa e cerceamento das áreas e disciplinas da qual ela iria se dedicar em seu futuro”, disse, mencionando o surgimento da faculdade num contexto de repressão e restrição da ditadura civil-militar no Brasil.

Também em comemoração aos 40 anos do curso de Jornalismo da Unesp, a professora e ex-coordenadora do curso, Angela Grossi, elogiou a abordagem humanista que a Unesp oferece.

“Eu fiquei cinco anos na coordenação do curso e uma das coisas que eu mais escutava das empresas, dos donos de veículos e ex-alunos era que a formação da Unesp é diferenciada. Talvez por causa dessa formação mais humanística nossa, mas também por essa proximidade que a gente tem a com a sociedade”, explicou.

Além disso, Grossi destacou que um dos acontecimentos mais marcantes para ela durante seus anos de Faac foi em 2018, após a divulgação da nota do curso de Jornalismo no ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes).

“Naquele momento a gente estava passando por muita pressão para que a gente conseguisse implementar o currículo novo, que as diretrizes curriculares fossem cumpridas. Tinha muita pressão, tinha muito desgaste. Então, ter o reconhecimento desse trabalho foi muito importante”, disse.

Por fim, a professora também fez uma homenagem ao falecido Osvando José de Morais, até então coordenador do curso de Jornalismo da FAAC, e membro muito querido por todo corpo docente e alunos da Faculdade.

Deixe um comentário