Juarez Xavier destaca a importância da responsabilidade social da universidade com as políticas de curricularização
Texto de Alan Cruz e foto de João Victor Neves

O professor e vice-diretor da FAAC Juarez Xavier durante debate no Congresso da ALAIC
Bauru, 19/08/2024. “O Brasil decidiu fazer a transição demográfica da sociedade, decidiu eliminar a presença da população negra”. Foi com esta forte afirmação que o professor Juarez Tadeu de Paula Xavier iniciou sua participação no XVII Congresso Latino-Americano de Pesquisa em Comunicação, durante debate sobre a Extensão, realizado hoje, 19 de agosto, no Auditório Guilhermão.
Atual vice-diretor da FAAC, Juarez Xavier é acadêmico e ativista antirracista, com graduação em Jornalismo e doutorado em Integração da América Latina pela USP. O professor é sempre lembrado por seus discursos marcantes sobre o racismo, não só na sociedade brasileira, mas também no acesso à educação no país. Desta vez, ele atrelou como uma das causas a falta de acesso aos primeiros programas de extensão.
Ele afirmou que, na tentativa de embranquecer a população, os imigrantes europeus que chegaram no país entre 1870 e 1930, “tiveram acesso exclusivo ao capital econômico, ao capital social, ao capital cultural e ao capital político, o que moldou a estrutura da universidade brasileira”.
Segundo ele, é impossível continuar fazendo pesquisa nos mesmos moldes de antes. “A possibilidade da interação a partir da dialogicidade torna-se fundamental”, completa, citando Paulo Freire em sua reflexão sobre extensão ou comunicação. “O diálogo pressupõe níveis de igualdade entre pessoas diferentes”, explica, e isso faz com que a universidade retome sua responsabilidade social.
“De uma certa forma, a universidade ficou muito afastada da realidade política social, em especial das populações segregadas, algo que foi resgatado pelas políticas de curricularização da extensão que recolocam na universidade o desafio de compreender essa realidade, inteirar-se com essa realidade e promover mudanças importantes”, concluiu Juarez Xavier.
