Por lucas barbosa

Teve início nessa quarta feira (10) o Festival de Teatro Independente de Bauru, O Festinbau, nessa primeira fase, com o tema “A cidade em destaque”, conta com 12 cenas curtas que incluem circo, teatro e dança.

As atividades vão ocorrer até domingo (14) em diversos espaços culturais da cidade, como o Teatro Municipal e o Espaço Coletivo Vila. Além disso, oficinas de confecção de figurinos e desenvolvimento de habilidade cênicas serão realizadas durante o festival.

Paulinho Nunes como mestre de Cerimônia na mostra de cenas curtas, foto por Lucas Barbosa.

Toda a programação será gratuita, apenas em alguns locais, será necessário a chegada com pelo menos 1h de antecedência para retirada de ingressos. Em entrevista para o jornal contexto, a organizadora do evento Talita Neves, fala sobre as expectativas para o festival deste ano.

“Esse ano decidimos fazer um recorte da cena artística local, que é muito rica e muito talentosa na nossa cidade, as expectativas é continuar seguindo com casa cheia como no primeiro dia”

Talita diz como foi as escolha dos locais onde o Festinbau está acontecendo, e quais são as influências deste locais para as apresentações que aconteceu na sexta e acontecerá no sábado.

“O Festinbau sempre teve esse movimento itinerante, ocupando tanto os espaços públicos, quanto os espaços que são mantidos e geridos de forma independente, a fim de divulgar estes espaços, além disso, a equipe de produção analisa qual cena será feita em determinado local, porque cada local pode mudar a dinâmica da apresentação”.

Por fim, Talita fala sobre o processo de escolhas das cenas curtas que se apresentaram no festival, e como o próprio festival, alimenta e pluraliza a cena cultural da cidade.

Maga Branco e Hiel Moraes na cena “Te vejo em cores”, foto por Lucas Barbosa

“O Festinbau sempre teve o objetivo de olhar para o artista bauruense, tem muita gente boa em todas as linguagens artísticas, e o festival coloca tanto os artistas em contato, quanto o público também, vendo assim tantos outros trabalhos excelentes, a curadoria tem o objetivo de escolher não apenas quem já tem uma trajetória na arte, mas o artista que está começando e tem grande potencial, e escolha de diversas linguagens para ter cada vez mais pluralidade, e um encontro diverso entre os artista e o público do festival”.

O Festinbau continuará no sábado e no domingo, com oficinas culturasis e mais apresentações de cenas curtas. No sábado (13), haverá no DEA – Unidade 2, a oficina “O corpo e seus caminhos narrativos” com a atriz e educadora Andressa Giacomini às 10h.

No mesmo horário, no Espaço Coletivo Vila, terá a oficina “Transpirasom – Ouvir, ver e viver sonoridades” com o músico e poeta Thiago Lucali, para finalizar o sábado, a partir das 20h no Espaço Protótipo, haverá o segundo dia da mostra de cenas curtas.

No domingo, novamente no DEA – Unidade 2 às 10h haverá a oficina “O ator criador e a potência criativa do treinamento” com o Ator Murilo de Andrade.

E para finalizar o festival, às 19h no Teatro de Arena, haverá a mostra do projeto Lab_Residência, composto por artistas residentes do festival, que ao longo de todo o festinbau, irão produzir cenas curtas com o disparador comum “CORPO-AFETO – o que pode o corpo?”.

Para mais informações sobre os locais e horários acesse o instagram do Festinbau, o @festinbau.

Deixe um comentário