A ascensão dos brechós, ateliers e upcycling São alternativas sustentáveis que ajudam a combater o fast fashion.

Por Luiz Fhelipe Elisbão
Criar uma loja não é fácil. A indústria de fast fashion, na qual as trends invadem e impulsionam esse mercado nada consciente, afeta o trabalho de designers e produtores de moda que buscam criar peças de qualidade menos prejudicial para o meio ambiente. A ascensão de brechós e upcycling, que trazem de volta a moda vintage, ajudam a conquistar essa nova geração a enxergar e comprar de uma forma inteligente e estilosa.
O Fast Fashion, traduzido para português, é a moda rápida e consiste na produção em larga escala de roupas mais baratas e o incentivo ao consumismo, que gera peças descartáveis que poluem o meio ambiente. As grandes empresas de indústria têxtil produzem peças baseadas nas tendências atuais e produzem toneladas de roupas que vão durar uma temporada, peças que não tem um ciclo de vida útil e infelizmente vão parar no lixo.
O que é o Slow Fashion?
É a produção de fazer e comprar consciente, adotar uma moda menos consumista, aderir à compra em second hand e doar peças de roupas que não usamos mais, fazer acontecer essa moda cíclica e econômica, a fim de diminuir o impacto global que a indústria da moda causa no ecossistema.
Designers e produtores que produzem o slow fashion, que é uma maneira de criar e construir uma moda atemporal sem ficar preso em tendências da internet, exploram essa nova prática e criam peças com uma boa durabilidade.
A estilista, produtora de moda e fundadora do atelier Miscelânea, Dagma Marques, conta um pouco da onde surgiu a paixão por moda e como foi criar o atelier que engloba o slow fashion, brechó e upcycling em um só lugar.
“A moda esteve presente na minha vida, sempre me vesti diferente das outras crianças, levava na costureira pra customizar minhas roupas, comecei Letras mas não terminei e aí fiz moda, estilismo e produção de moda. foi aí que descobri que era isso que queria fazer”, explica.
O que é o Upcycling?
O upcycling é a reciclagem e renovação de uma peça que não teria “utilidade”, transformando em uma peça nova para a venda, aumentando o ciclo de vida daquela roupa. Esse novo jeito de produzir colabora com aumento de vida útil daquela determinada peça assim não poluindo para produzir em escala. Dagma comenta como foi difícil inserir essa prática em Bauru. “Na época não tinha ninguém que produzia o upcycling e também foi difícil para as pessoas entenderem o que era, elas vinham na loja e não sabiam se era um brechó, uma loja então essa foi a minha maior dificuldade”, diz.
A ascensão do Brechó
Nos últimos anos a procura por brechó aumentou. Segundo um estudo da Semrush, plataforma de marketing digital especializada em visibilidade on-line, a moda circular tem se destacado como uma escolha popular entre os brasileiros. O resultado é uma mudança no comportamento de consumo. Segundo o estudo, entre setembro de 2022 e setembro de 2023, as buscas por “brechó perto de mim” cresceram 175%, enquanto “brechó roupas usadas baratas” teve um aumento de 128.6%.
O estudante de engenharia elétrica Jordhan Pompeu conta sobre a facilidade de achar peças dos anos 2000 em brechó.
“É muito mais fácil encontrar roupas nesse estilo anos 2000 em brechó por que em lojas de departamento são muito caras”.
Dagma fala o que poderia ser feito para diminuir o fast fashion. “Seria mais a aceitação dessa moda circular e o reconhecimento de que o brechó e upcycling é bom, que as peças duram, por que o fast fashion você compra mas é passageiro, mas agora as pessoas estão valorizando”.Essa nova geração busca uma moda atemporal que reflete sua personalidade, criando uma nova maneira de se vestir sem fomentar uma indústria que prejudica o meio ambiente.
A estilista e proprietária do atelier Miscelânea dá dicas para quem tem o desejo de criar sua própria loja, atelier. “Você tem que fazer o seu trabalho sem a comparação, criar suas peças, ter o desejo de produzir uma moda consciente que vai dar tudo certo”.O atelier Miscelânea fica na Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 19 – Vila Regina, Bauru – SP com o funcionamento das 10:00 até 19:00.
O atelier tem disponibilidade de entrega para o brasil inteiro e pode ser acessado no próprio site.
O slow fashion, brechó e upcycling chegou para ficar ajudando produtores e apaixonados por moda.
