Por Bianca Costa

O evento e a cidade

O “Passa Quatro Gastronomia”, maior festival gastronômico do sul de Minas Gerais, é realizado pela Prefeitura de Passa Quatro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico (SETURP4) desde 2010 e tornou-se forte tradição no município. Com entrada gratuita, o evento atrai um público que conta com turistas de diversas partes do Brasil. A edição de 2024 acontecerá na Praça de Eventos de Passa Quatro, onde 17 cozinhas de restaurantes da cidade e um empório de produtos locais estarão presentes para representar as particularidades da tão acolhedora culinária mineira.

A cidade turística, porta de entrada para o estado de Minas Gerais, convida visitantes que buscam pelo clima aconchegante do interior. Cercada pelas frias serras da Mantiqueira, Passa Quatro é conhecida por suas belezas naturais e cenário colonial.  As paisagens que movimentam o ecoturismo e o turismo rural da região são compostas por trilhas, montanhas e cachoeiras. As ruas de paralelepípedo e a Maria Fumaça (locomotiva de 1925) tornam a experiência de visitar a encantadora cidadezinha uma viagem no tempo. Além de conquistar os corações dos moradores e visitantes, também é reconhecida como estância hidromineral, tendo fontes de água espalhadas pelo município.


Imagem que retrata a cidade de Passa Quatro, por Paulo Fontes (@paulofontesft no Instagram)

No festival, a curadoria busca retratar essa experiência gostosa que é conhecer Passa Quatro, por meio de um ambiente com elementos de decoração que busquem retratar a identidade local de uma cidade que respira cultura, com o uso de representações dos patrimônios tombados pelo Patrimônio Histórico nas fachadas dos restaurantes presentes no festival.

O evento contará com oficinas de gastronomia no período da tarde, em que o público poderá aprender receitas não apenas com grandes nomes da culinária, como também com talentosos chefs e cozinheiros locais. Fora as atrações gastronômicas, acontecerão também exposições de artesanatos,  artes locais e shows no palco do festival, tudo isso aberto ao público. As apresentações musicais vão incluir não apenas grandes nomes da música brasileira, como Zeca Baleiro e a banda Detonautas, como também diversos artistas da cidade e região, incentivando a arte, que já é tão pulsante em Passa Quatro. 

A curadoria “CATORZE COZINHA”

Fotografia da curadoria por Ana Clara Maia (@aclarafotografia no Instagram)

O festival gastronômico contará com a curadoria inédita da dupla “Catorze Cozinha”, composta por Pedro Scarpa e Matheus Gomes, cozinheiros locais, apaixonados por suas origens, que buscam ao máximo valorizar os costumes e tradições da Serra da Mantiqueira, para que a culinária caipira e as habilidades da região sejam conservadas e respeitadas.

Os chefs, apaixonados por sua terra natal, buscam uma culinária de origem e inspiração caipira, aliada a técnicas de raízes culturais e tradicionais, como da cozinha contemporânea. Trazendo assim uma cara nova ao festival, com inovações que excedem a gastronomia, ao estimular também a cultura e a identidade da primeira cidade mineira da Estrada Real.

As novidades de 2024

A 14º edição do “Passa Quatro Gastronomia” tem como tema o bioma da Mata Atlântica. Segundo o curador Pedro Scarpa, a escolha desse tema busca a valorização da cultura e dos costumes da região do Sul de Minas. Pedro afirma que o festival busca abordar não apenas a biodiversidade e belezas desse bioma, como também as problemáticas presentes nele, também conhecido como o mais devastado atualmente. Dito isso, o curador acrescenta que muitas vezes a relação entre a destruição dos biomas com o clima de um local afeta diretamente a culinária dessa região, por exemplo, ao afetar a produção dos ingredientes. Pedro conclui que “uma forma de buscar maior conscientização e enaltecimento dos costumes locais foi trazer o bioma da nossa região, a Mata Atlântica, como tema de 2024”.

Em todas as edições, acontece uma competição entre os restaurantes participantes do festival pelo prêmio de melhor prato, petisco ou sobremesa do ano, na qual cada estabelecimento seleciona um prato para concorrer em uma das categorias. Em 2024, para relacionar com o tema, os curadores catalogaram como obrigatório que cada prato concorrente tivesse um elemento ou técnica tradicional do bioma da Mata Atlântica. 

Além disso, esse ano, a festa conta com diversas novidades que buscam sempre promover a cultura e a identidade da cidade; o evento vai contar com debates sobre a cultura local e com exposições das obras de artistas passaquatrenses que representam além das belezas da Mata Atlântica, as problemáticas de um bioma que se encontra cada vez mais degradado no cenário ambiental. Essa exposição tem o intuito de incentivar a arte e cultura na população e promover a reflexão acerca do meio ambiente e a relevância do bioma em questão. Fique por dentro de mais informações sobre o festival “Passa Quatro Gastronomia” por meio do Instagram da Secretaria de Cultura e Turismo da cidade, @seturp4.

Deixe um comentário