“Tecendo histórias: as camisetas do rei Pelé” exibe réplicas dos uniformes que o Rei do futebol utilizou durante sua carreira
Por Graziela Aguiar
A exposição “Tecendo histórias: as camisetas do rei Pelé” é um tributo ao legado inigualável do jogador, e traz réplicas que testemunharam alguns de seus triunfos inesquecíveis e momentos históricos que marcaram o esporte mundial.
Um desses momentos foi a camiseta usada na partida em que ele fez o seu milésimo gol, na vitória do Santos contra o Vasco, no Maracanã, por 2 a 1 em 19 de novembro de 1969. Outro uniforme histórico foi o do Santos, em 1956, quando Pelé marcou o primeiro gol de sua carreira.
Outras camisetas mostram os times em que Pelé jogou, entre eles, os uniformes do Bauru Atlético Clube e o New York Cosmos. O destaque fica para as lendárias camisetas do Santos Futebol Clube, onde começou a jogar em 1956, além das honoráveis usadas na seleção brasileira de 1958,1962,1966, 1968.
A narrativa que acompanha cada uniforme só torna a exposição mais emocionante e oferece aos visitantes uma oportunidade única de se envolverem com a rica história do esporte, mergulhando em momentos icônicos da trajetória de Pelé e conectando-se com a essência do futebol como uma paixão global.

A visitante do museu e moradora de Santos, Gisele Silva, expressa sua satisfação com a exposição. “Essa exposição das camisetas é realmente inédita e especial, especialmente para o aniversário do museu. Fiquei surpresa e encantada ao ver como cada peça conta uma parte importante da história do Pelé e do Santos FC.”
É necessário sempre destacar o impacto cultural que esses artigos têm para os fãs e admiradores de futebol. As camisetas de Pelé são símbolos de momentos históricos e conquistas inigualáveis no mundo do futebol. Para os fãs, cada camiseta representa uma parte da jornada lendária de Pelé, evocando memórias emocionantes e culturais que transcendem fronteiras e gerações.
O guia de turismo do Museu Eric Lozzi também ressalta a importância da exibição. “Com certeza, as camisetas da seleção são verdadeiros tesouros desta exposição. Elas contam uma parte importante da história do Pelé e do futebol brasileiro, algo que ressoa não apenas com os fãs do esporte, mas com todos que apreciam a grandeza de um ícone como ele.”
A amostra inédita foi idealizada com base na pesquisa do colecionador Pérsio Nicoletti, que fez um levantamento sobre os uniformes utilizados e o museu foi responsável pela montagem e detalhamento presente na exposição
O museu Pelé foi inaugurado no dia 15 de junho de 2014, como parte dos eventos paralelos à Copa do Mundo FIFA do mesmo ano, em local escolhido pelo próprio Rei do futebol no intuito de materializar a vida e a trajetória do astro com mais de 2,3 mil peças, e desde então se tornou um verdadeiro patrimônio para a cidade, motivo de visita e diversos turistas.
“O museu é um patrimônio que precisa ser preservado. O Pelé fez história aqui em Santos, e o legado que ele deixou é algo que nos enche de orgulho. É importante que as futuras gerações conheçam e se inspirem nessa trajetória tão marcante para a nossa cidade”, destaca Gisele.
O Museu Pelé hoje conta com um vasto acervo em seus 4.134 m2, com áudios, filmes, fotos, textos, documentos, camisetas, chuteiras, bolas, condecorações, troféus e itens do acervo pessoal de Pelé, itens que marcaram sua vida, ligados à trajetória e vida do craque. Entre eles pode-se destacar a Bola de Ouro Honorária da Fifa, premio entregue a ele em 2014, a primeira chuteira usada pelo craque, entre outros artigos que marcaram sua juventude e trajetória como iniciante no futebol.
Exposição: “Tecendo histórias: as camisetas do rei Pelé”
Quando: De terça-feira a domingo, das 10h às 17h30. Até 31 de dezembro.
Onde: Museu Pelé. Largo Marquês de Monte Alegre, 01, Santos.Quanto: Grátis
