Praças de alimentação inovam ao criar espaços gourmet que incluem locais de entretenimento para as crianças
por Maísa Bornato
Sair de casa e se deliciar comendo em uma praça de alimentação que oferece várias opções de pratos faz parte da cultura bauruense desde 1991, quando surgiu o famoso lanchódromo, que fez parte da rotina dos jovens da década de 90. Mais tarde, as praças públicas da cidade passaram a reunir um grupo de comerciantes de alimentos em suas tradicionais barraquinhas. Hoje, a cidade conhece uma forma mais gourmet: são praças de alimentação em espaços privados, mas arejados, que reúnem diversos food trucks.
Lanchódromo
Localizado na quadra 27 da Av. Nações Unidas, em Bauru, o lanchódromo surgiu em 1991 por iniciativa do então prefeito Antonio Izzo Filho. A ideia era reunir os ambulantes de lanchonetes em um único espaço, podendo assim organizar a informalidade. Para o contador Alexsandro Bornato, “ali era um espaço de convivência entre pessoas, além dos lanches existia um convívio entre todos que ali frequentavam e trabalhavam, era um ambiente familiar”.
O lanchódromo chegou a agregar 26 barracas de alimentação, mas a ideia não durou muito tempo, por conta da falta de cuidado do poder público e a falta de higiene de algumas barracas. Isso acabou fazendo com que a maioria dos ambulantes deixasse o local e consequentemente fez com que o espaço fosse interditado pela prefeitura 12 anos depois da inauguração.

Esse público acabou migrando para a famosa Praça da Paz, localizada na mesma região da cidade, onde também eram oferecidos alimentos baratos com uma melhor qualidade, mesmo que o espaço não contasse com toda a estrutura do lanchódromo, como banheiros, água encanada, entre outros.
Alexsandro conta que “como houve a necessidade de liberar o espaço do lanchódromo, e com as barraquinhas na praça da paz, as pessoas foram se encontrando ali e começando a convivência novamente, mas no lanchódromo a estrutura, principalmente no período de chuvas, era melhor por ter coberturas, já na Praça da Paz isto não existia, o que prejudica um pouco”.
Praça da Paz
Em 1988 era inaugurada uma praça no Jardim Panorama, que a partir da década de 90 passou a ser preenchida com trailers de diversas opções para uma refeição em família. Para Alexsandro, “o espaço da Praça da Paz acabou sendo diferencial em relação ao tamanho e opções para lazer com as crianças. Como era um ambiente familiar, isto acabou ajudando também, e assim agradando as famílias”.
A Praça da Paz, mesmo já sendo um local turístico desde sua inauguração, tinha um ambiente acolhedor e foi sendo ocupada por barraquinhas. O público foi aumentando cada vez mais, tanto com os turistas quanto os moradores, por ser um local onde se sentiam confortável para jantarem com tranquilidade em um ambiente familiar. Quando o lanchódromo foi interditado, a praça teve sua frequência multiplicada, por ser uma opção onde trazia praticidade e diversidade nas opções.
Em conversa com a gestora e filha do Seu Benê, dono da barraca de churros Oba-Oba, Nathalia Aparecida Lopes, ela explica que sua mãe “decidiu instalar o trailer na praça do bairro onde morávamos, a Praça da Paz, e ali passou a vender o churros. O ano era 1995. Meu pai decidiu também parar de viajar e junto com a minha mãe criou o Oba-Oba”.

O local, desde seu início, foi sendo conhecido por suas tradições. Nathalia recorda que “na época, na praça da Paz, havia somente o carrinho do Baiano Lanches, o Chico com as batatas o sr. Joaquim com pipocas e um outro trailer de churros com o sr. Antônio. As pessoas iam à praça comer o lanche do Baiano que era muito famoso e depois comiam de sobremesa o churros. Os anos passaram e muitos outros empreendedores chegaram na praça e com eles também muitas opções de comidas”.
Hoje, na cidade, também pode ser encontrado outras praças com o mesmo estilo que a da Paz. Esses modelos se multiplicaram principalmente a partir de 2014, quando houve a criação dos food-trucks, onde as barraquinhas se gourmetizaram tanto visualmente, quanto nos alimentos que se vendiam.
Q Divertido
Um local onde há uma diversidade de alimentação, possibilita que seu público seja variado. Essa é a base da ideia do espaço inaugurado em maio de 2023, chamado Q Divertido, que oferece um local com um cardápio que vai do espeto ao sushi.
Os proprietários reuniram um grupo de food-trucks conhecidos na cidade de Bauru, onde era possível oferecer ao público uma gama de opções de pratos gourmet em um ambiente familiar com espaço kids. Em conversa com o corretor de imóveis e um dos proprietários do Q Divertido, Willian Dantas de Campos Figueiredo, ele aponta que “a diversidade atrai, porque em uma família, às vezes um quer comer lanche e o outro, crepe, espetinho, sushi e ainda podemos unir esta variedade com o espaço para as crianças gratuito, tornando essa combinação bem atrativa”.

A população sempre procura locais que reinventem o tradicional, que acaba se tornando comum na cidade, tendo em vista que a cidade precisava de um lugar privado, que pudesse ofertar um espaço aconchegante, arejado e com características atrativas ao público. O empresário Willian ainda falou sobre a forma de propaganda adotada por eles para tornar essa proposta conhecida: “na verdade, nos surpreendemos, porque hoje ainda realizamos pouca propaganda em redes sociais, trabalhamos mais com o boca-a-boca. Acho que acertamos também na localização do estabelecimento e nossos parceiros que são fortes e conhecidos na cidade. Isso ajudou para termos uma popularização rápida”.
Serviço
Churros Oba-Oba: Avenida Nações Unidas, Praça da Paz, Jardim Panorama, Bauru, SP
Aberto diariamente, das 16h às 24h.
Q Divertido: Rua Nicanor Del Masso, quadra 6, Jardim Contorno, Bauru, SP
Aberto diariamente, das 18:30 às 23:30
