Com os “slogans” “Bar do Brecha: bar que nunca fecha” e “Bar do Genaro: um bar de opinião”, esses dois botecos atraem clientes com propostas de entretenimento diferentes.
por Juliana Ferreira Campos Giacon
Bauru é conhecida pelo jargão “cidade sem limites”. Localizada no centro do estado de São Paulo, a cidade é considerada um município de médio porte que chama atenção pelas numerosas propostas de entretenimento. A vida noturna bauruense dispõe de uma gama de possibilidades que se estende à diversidade musical, gastronômica, bebidas e ambientes variados. É com conceitos diferentes que o bar do Brecha e o bar do Genaro atraem clientes.
Bar do Brecha

Com 34 anos, o Bar do Brecha é um referencial e se destaca pela comida de boteco. A famosa panceta, a porpeta, o prato feito e a cerveja gelada são os principais atrativos. Quem toca o bar, com a ajuda de familiares e funcionários, é Márcio Rogério da Silva, sócio-proprietário e filho do fundador.
O local foi batizado com o apelido do pai de Márcio “Brecha”, sobrenome de um jogador de futebol da época. Falecido em 2020, era Brecha “quem fazia o cardápio e tocava a cozinha do boteco”. Com o slogan “Bar do Brecha: bar que nunca fecha”, Márcio rememora que “recebeu essa titulação por fechar apenas no fim da madrugada e retornando às atividades logo pela manhã”.

Para Márcio, o que mantém o sucesso no negócio familiar até hoje é a qualidade dos serviços prestados. “Sempre conversar com os clientes, manter o ambiente onde o cliente se sinta à vontade, além de ter um cardápio que atenda os frequentadores”. Ele ainda destaca que “conforme a necessidade e pedidos dos clientes o cardápio é modificado”.
“O intuito é continuarmos trabalhando, prestando um bom atendimento ao nosso cliente, dando continuidade no trabalho familiar e sequência no negócio que meu pai iniciou em 1990”.
Bar do Genaro
Fundado em abril de 2019, o Bar do Genaro passou um período crítico na pandemia. Isso porque, com apenas onze meses de existência, o comércio teve que fechar as portas e aguardar o período mais crítico da Covid-19 passar.

Fabrício Carlos Genaro, dono do boteco, conta que os “clientes foram fundamentais nesse período”, isso porque o bar adotou o sistema de “vouchers” – compra de mercadorias para retirada – além de doações que recebia para se manter.
Para Fabrício, o que diferencia o Bar do Genaro dos demais “é a proposta progressista, que possibilita a fermentação de ideias”. Segundo ele, atualmente, “o boteco é um lugar de encontros e reencontros, onde os clientes viraram amigos e os amigos viraram clientes, tendo um pessoal muito acolhedor”.
Ele explica ainda que “o bar oferece uma ampla variedade cultural, com eventos diversificados como lançamento de livros, exposição de artes plásticas, shows, saraus, encontros políticos, palestras, debates, premiações e homenagens. Além de ser sede do bloco de samba ‘Bauru sem Tomate é Misto’, tendo como destaque o grupo de mulheres que se reúnem frequentemente no bar – ala das mulheres emocionadas -”, conta Fabrício.
Com público fiel, Fabrício destaca que “o atrativo é o próprio público, público que atrai público, alguns vieram morar no bairro”. Com oferta de bebida gelada, cardápio que atende os frequentadores, o bar ainda possui o diferencial de fazer eventos gastronômicos como festa junina, dia da feijoada, da dobradinha com feijão-branco e da moela na cerveja, todas preparadas pelo próprio Fabrício.

Fabrício, evidencia que “pretende melhorar as instalações adequando aos poucos conforme a necessidade e manter o bom trabalho, possibilitando pensamentos críticos e ideológicos em um ambiente boêmio”.
Serviço:
Bar do Brecha: Rua Antônio dos Reis, 1-34, bairro Higienópolis. Bauru, SP.; Tel.: (14) 3234-7671. Abre de segunda a sábado, das 9h30 às 23h30.
Bar do Genaro: Rua Altíno Arantes, 6-250, Vila Souto. Abre de terça a sexta 16h00 às 22h30; sábado das 11h00 às 20h00 e domingo das 11h00 às 16h00.
