Feira Livre, que acontece todas as quintas-feiras na Unesp de Bauru, atrai estudantes e moradores da região

Por Leonardo Quinalha

Nas tardes quentes de quinta-feira, a atmosfera da Unesp em Bauru é eletrizante, com cores vibrantes e aromas deliciosos preenchendo o ar. Próximo à biblioteca, nos encontramos imersos na agitação da Feira Livre, um dos eventos mais badalados da semana pela comunidade estudantil.


Desde as primeiras horas da manhã, agricultores familiares, artesãos e pequenos comerciantes se preparam para, a partir das 16h, expor seus produtos e apresentar suas mercadorias, sempre fresquinhas e saborosas, além de artesanato. Os visitantes e estudantes, ávidos por produtos de qualidade e o contato direto com quem os produz, lotam o espaço, que fica próximo à Biblioteca e ao Bosque.

Imagem da feira livre nos primeiros horários

Feira livre nas primeiras horas após montagem (Foto: Leonardo Quinalha/Jornal Contexto)


A Feira Livre da Unesp Bauru é muito mais do que um simples mercado. É um ponto de encontro onde os moradores da região e os membros da comunidade universitária (alunos, professores e funcionários) se encontram para compartilhar não apenas alimentos frescos, mas também um espaço para conversas, risadas, histórias e experiências com os amigos.


À medida em que caminhamos pela rua repleta de barracas coloridas, podemos ver uma vasta variedade de produtos frescos, que vão desde frutas e legumes orgânicos, até uma barraca que só vende derivados do milho. Tem também bolos, doces, pastéis e caldo de cana, até empanadas no carrinho de comidas típicas venezuelanas, gerenciada por estrangeiros. Essas são apenas algumas das diversas iguarias vendidas por lá; cada barraca é uma pequena vitrine da diversidade gastronômica e cultural.


Além dos produtos alimentícios, a feira também oferece uma ampla gama de artesanatos únicos, incluindo bijuterias, como pulseiras e colares, além de objetos de decoração feitos à mão. Cada peça conta uma história, refletindo as habilidades e a criatividade dos artesãos locais, como é o caso de Rosângela Beatriz Monge, artesã especialista na arte do macramê, a arte de dar nós. “Aprendi aos 7 anos com a minha vó, e venho na feira aqui na Unesp desde que começou em 2023”, diz.

Mesa de artesanatos de Rosângela Beatriz (Foto: Leonardo Quinalha/Jornal Contexto)


A artesã explica que o movimento dos feirantes ocorre todos os dias pela cidade de Bauru e às quintas se encontra na Unesp, e pontua também a importância da feira para a faculdade; “acho perfeito para a universidade, é um momento relax para os alunos desestressarem entre uma aula e outra”.


Mas a Feira Livre do campus da Unesp Bauru não é apenas um local de comércio, é também um espaço de aprendizado e conscientização. Diversas atividades educativas são organizadas regularmente, incluindo oficinas de aulas de forró, shows e apresentações de grupos formados pelos próprios alunos da faculdade e exposições e palestras sobre as lutas de movimentos estudantis.


Para os estudantes da Unesp, a feira não é apenas uma oportunidade de abastecer a despensa com legumes frescos e nutritivos, ou fazer um lanchinho diferente no meio da semana, mas também uma forma de se conectar com a comunidade local e entender melhor as questões relacionadas à agricultura familiar, sustentabilidade e comércio justo.

Barracas no período da noite (Foto: Leonardo Quinalha/Jornal Contexto)


O evento possui importância significativa para a faculdade e os estudantes, como o exemplo do aluno de Psicologia Otávio Lima de Souza, que frequenta a feira e participa das oficinas de forró. “A feirinha é importante pois mantém a arte viva no meio de tantos projetos de extensão, aulas e iniciação científica, é muito bom”. Além dos bazares das pessoas de fora, há também alunos que vendem artesanatos e artes, entre eles pulseiras, colares, desenhos e poemas em estandes no bosque próximo a feirinha.


À medida em que nos despedimos da feira, levamos conosco não apenas sacolas cheias de produtos frescos e artesanatos encantadores, mas também uma sensação de gratidão por fazer parte de uma comunidade tão vibrante e acolhedora. A Feira Livre da Unesp Bauru continua a ser um farol de alegria e diversão para todos aqueles que a visitam, promovendo valores de solidariedade, diversidade e respeito pela universidade e o meio ambiente. Obrigado feirinha da Unesp Bauru.

Deixe um comentário