por rodrigo volpato
Além de conquistar um troféu, conseguir se manter disputando entre a elite de um esporte é um desafio complicado, mas que não parece abalar a equipe do Sesi Vôlei Bauru, que após conquistar seus primeiros títulos nacionais no ano de 2022, batalha agora para encarar esse desafio e continuar colecionando troféus.
Nascida em 2005, a equipe conta com 7 títulos oficiais em seus 19 anos de história. Conquistou em 2013 seu primeiro título, o Campeonato Paulista da 1a divisão, torneio que garante o acesso à divisão especial do Paulista. Em 2015, vence a Superliga Brasileira Série B e logo em seguida, em 2016, a Copa São Paulo. Mas é no ano de 2018 que o Sesi Vôlei Bauru começa a ganhar destaque, sendo campeão pela primeira vez do campeonato Paulista.
Mais recentemente, no ano de 2022, a equipe consegue realizar grandes feitos ao ganhar o seu primeiro título nacional, a Copa Brasil, pela temporada 21-22, e ainda no mesmo ano, pela temporada 22-23, levantar o troféu da Supercopa Feminina e do Campeonato Paulista novamente, e dessa forma conquista os seus dois maiores títulos, além do bicampeonato Paulista.
Na última temporada (2023-24), conseguiu a 3a colocação no Campeonato Paulista, mas não conquistou nenhum título. Isso, porém, não causa preocupação em Beatriz Pereira, torcedora da equipe. Para ela, apesar de não ter levantado taças na última temporada, o Sesi Vôlei Bauru ainda tem grandes chances de ser campeão novamente.
“Não dá para ganhar sempre, mas acredito que se o time se organizar corretamente podemos ser campeãs mais uma vez”, disse.
Beatriz diz também que deseja que a equipe vença cada vez mais títulos, mas que deve manter os pés no chão no início dessa caminhada e focar em um campeonato de cada vez para alcançar o objetivo. “O foco agora é o Campeonato Paulista, acredito que precisamos ganhá-lo, até porque com isso, com certeza a confiança e a motivação para os campeonatos nacionais aumentam”, afirma.

(Cristiano Zanardi/Inovafoto/CBV)
Apesar de ser uma equipe recentemente campeã, se manter no pódio não é uma tarefa fácil, mas uma que irá impor várias provas sobre o time e apresenta um nível de dificuldade maior do que apenas ganhar um campeonato. Em entrevista exclusiva, Augusto Angeli, criador do canal “Aqui tem vôlei sim”, comenta sobre os desafios que uma equipe enfrenta para se manter competindo em alto nível.
“São dois pontos, ter jogadoras de alto nível, o Sesi tem algumas, mas não são todas, e conseguir manter essas jogadoras acho que é o principal. Nós vemos muitos problemas com alguns times que as vezes conseguem conquistar alguns campeonatos, mas não conseguem manter o time, que acaba desmanchando”, disse.
As contratações, segundo Augusto, também são um dos principais focos que uma equipe deve ter para se manter jogando em alto nível. “Esse é o primeiro ponto, conseguir manter o time, e contratar cada vez mais jogadoras de alto nível, para conseguir fazer essa mescla de jogadoras jovens com jogadoras mais experientes”, comenta.
Tendo em vista a próxima temporada, e com a janela de transferências aberta, a equipe contratou até o momento 7 jogadoras novas, além de renovar com jogadoras que já estavam presentes no time. Assim, o Sesi Vôlei Bauru conta com uma equipe renovada que gera bastante expectativa para os torcedores.
Dessa forma, a equipe está completando os primeiros passos para o seu objetivo: conseguir se manter no pódio do esporte no Brasil. Além disso, conta também com um importante fator estimulante, os campeonatos nacionais conquistados em 2022, que trouxe uma grande confiança para a equipe nas próximas disputas.
De acordo com Augusto, “as jogadoras que estão entrando, e as que continuam no time, têm que olhar para esses títulos de 2022 com bons olhos e criar uma confiança, porque que você percebe que a equipe não era favorita, e mesmo assim com o time organizado, jogando bem e com um bom técnico, conseguiram ser campeãs”.
Para ele, porém, conquistar um campeonato nacional este ano é uma tarefa difícil, já que o Sesi ainda não está no nível dos clubes favoritos, mas que o Paulista é um campeonato que o time deve sonhar em conquistar.
Com isso, o Sesi Vôlei Bauru tem quase tudo o que precisa para seguir no caminho de se tornar e se manter entre os maiores do país. Mas como em qualquer outro esporte, a realidade da equipe é definida pelos resultados em quadra, de modo que a próxima temporada se torna de grande importância para manter o time no caminho do pódio brasileiro.
