A influência por trás da explosão do pop coreano resulta em inspiração para os fãs a descobrirem o próprio estilo

Por Mayara Brito do Nascimento

Não é de hoje que música e moda andam juntos. Ícones como David Bowie, Michael Jackson e Beyoncé marcam a indústria da moda até a atualidade. E, recentemente, tanto dentro quanto fora das passarelas, a influência dos artistas de k-pop vem inspirando na construção da própria identidade e estilo de seus fãs.

Fã do gênero há mais de 7 anos, Juliana Baziqueto fala sobre seu processo de autoconhecimento através do seu estilo e inspiração de seus artistas favoritos. “Moda, para mim, é mais do que autoexpressão, é arte, poder ser experimental e sempre estar se redescobrindo. Conforme fui crescendo e me interessando mais por moda, entrei em contato com o que cantoras e atrizes usavam, e pude ver que tinha muito a ser explorado e que eu queria me descobrir”, diz a jovem.


Juliana e seu estilo, que pende para um lado mais romântico. Fotos: Juliana Baziqueto.

Marcada por referências como a moda flapper dos anos 20, retratada no filme ‘Moulin Rouge – O Amor em Vermelho’, de Baz Luhrmann (2001) e no videoclipe de ‘NXDE’, do G-IDLE (2022), Juliana tem como inspiração diversos girls groups. Grupos de k-pop, como aespa, IVE, Twice e Red Velvet, a ajudam a compor suas ideias de looks. “Gosto muito da criatividade usada nos figurinos dos girl groups. As mulheres presentes na indústria do k-pop mudam diariamente o jeito que se vestem e se apresentam, então isso é uma boa referência para quem gosta de se transformar um pouco todo dia”, conta.

Esquerda: G-IDLE no clipe de ‘Nxde’, de 2022. Direita: Nicole Kidman no filme ‘Moulin Rouge – Amor em Vermelho’, de 2001. Fotos: Cube Entertainment/Reprodução.

Com a explosão do k-pop em 2018, o gênero passou a alcançar cada vez mais público, tornando os jovens artistas em verdadeiros astros mundiais. E não é à toa que as grandes marcas têm apostado cada vez mais em nomes do topo das paradas musicais para impulsionar sua influência na indústria da moda. A crescente tendência da vez são os grupos de pop coreano, como o BTS, que vem inspirando os fãs a se expressarem através das roupas.

Formado por Kim Namjoon, Kim Seokjin, Min Yoongi, Jung Hoseok, Park Jimin, Kim Taehyung e Jeon Jungkook, os meninos (para os fãs mais íntimos) do BTS são conhecidos por causar impacto quebrando padrões da moda e estampando seus estilos únicos e descolados, através de parcerias com marcas de grife, como Louis Vuitton, onde são embaixadores globais.

Em 2019, Kim Jones, diretor da linha masculina da Dior, desenhou exclusivamente para cada um dos 7 membros, figurinos de palco para a turnê mundial Love Yourself: Speak Yourself. Foto: Reprodução.


De acordo com o ranking de popularidade online de marcas de luxo feita pela revista de estilo de vida de luxo Luxe Digital, a francesa Dior e a americana Tiffany & Co, marcas que Jimin atua como embaixador global, ficaram em 1° e 8° lugar, respectivamente. O aumento da relevância se daria principalmente pela parceria com artistas do k-pop, que movimentam o mercado e trazem consigo a notoriedade que a indústria da moda procura.

O debut do grupo no mundo da moda aconteceu no desfile da coleção de outono-inverno da Louis Vuitton, em Seul, no ano de 2021. Foto: Reprodução/Twitter.


Débora Barone, mentora UGC e criadora de conteúdo sobre moda no Instagram (@deboraabarone) relata como enxerga nos artistas novas possibilidades de se expressar. “Eu via os meninos com muita personalidade, e ficava, “isso é incrível. Eu quero ser assim”.


A criadora sergipana conta que é army – como é apelidado os fãs que acompanham o BTS – há bastante tempo, mas que demorou para ter confiança em si mesma, até que começou a se inspirar no estilo deles para construir seu próprio. “Foi como um espelho, consumir conteúdo e incorporar isso dentro do meu próprio estilo, do jeito que era a minha cara. Eles exalam confiança, então eu comecei a aprender como ter confiança também e me vestir como eles”, destaca.

Débora posando para LULU SOUTO. Foto: Reprodução/Instagram @deboraabarone.


“Meu estilo, para onde eu moro, é muito diferente. Eu comecei só com o que eu tinha mesmo. Fingir que eu tinha confiança em mim, nas roupas que eu usava, era o que me restava”, explica ela. Débora usava de inspiração contas no Instagram e Twitter que postavam peças de roupas usadas pelos membros do BTS e, a partir disso, destrinchava o look com alguma peça parecida do seu próprio guarda-roupa.

Jimin usando saia no ensaio de fotos para o álbum Permission To Dance. Foto: Reprodução/Twitter.

A jovem também faz parte da nova leva de criadores que vem ganhando destaque nas redes, com foco no conteúdo gerado pelo usuário, o UGC (User Generated Content).

A estratégia de marketing funciona para que as marcas se façam presentes no dia a dia do público-alvo através de fotos e vídeos em parceria com criadores de conteúdo, que relatam sua real experiência sobre o produto ou serviço que estão oferecendo.

A mentora também destaca que para quem tem interesse em moda, o importante é não ter medo de começar. “A gente sempre é inspirado por várias pessoas. Sempre falo que a roupa que a gente veste fala por si mesma, mas se você se sente acolhida pelo que você está vestindo, começa a ter confiança”, conta.

Deixe um comentário